O ‘Sergipe é aqui’ em Cedro de São João contou com um diferencial nesta sua 25ª edição realizada nesta quinta-feira, 4. Além dos mais de 160 serviços já conhecidos pela população, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedurbi), levou uma equipe técnica dedicada exclusivamente ao programa ‘Acelera Sergipe’. O intuito foi orientar e esclarecer dúvidas dos gestores municipais da região do baixo São Francisco na elaboração dos projetos incluídos no programa.

Uma equipe composta por engenheiros civis, orçamentistas e assistentes da Sedurbi, além de profissionais do Projetar-SE, esteve pronta para analisar minuciosamente as documentações referentes às obras incluídas no ‘Acelera Sergipe’. O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, destacou a importância estratégica desse encontro, afirmando que “a realização do ‘Sergipe é aqui’ proporciona um ambiente propício para interagir com os gestores municipais e seus representantes, possibilitando esclarecimentos e agilidade nos processos”.

Ainda segundo Luiz Roberto, com essa ação, o Executivo Estadual objetiva abrir um espaço de discussão e a partir disso garantir a agilidade dos processos. “É interesse do Governo do Estado fazer com que as obras do Acelera Sergipe façam jus ao nome. Dessa forma, dispor de profissionais capacitados para auxiliar os gestores ou seus representantes é uma oportunidade ímpar para agilizar quaisquer pendências existentes e possamos dar seguimento ao processo licitatório dessas intervenções. E, durante as próximas edições do ‘Sergipe é aqui’, esse trabalho terá continuidade nos demais territórios de modo a atender todos os municípios envolvidos no programa”, ressalta o secretário.

De acordo com a secretária executiva da Sedurbi, Ana Cristina Prado Dias, a interação prévia entre o Estado e os municípios fará com que as obras sejam iniciadas o quanto antes. “É natural e compreensível em situações como essa haver dificuldades, seja na ausência de um determinado documento ou até mesmo na concepção inicial do projeto. Dessa forma, daremos a nossa colaboração no sentido de apoiá-los e ajudar no que for possível a fim de que esses projetos ganhem concretude e sejam efetivamente executados”, enfatizou.

Para o prefeito de Telha, Flávio Dias, o suporte concedido pela secretaria foi fundamental para agilizar os trâmites dos projetos. “A presença dos técnicos da Sedurbi e do Projetar-SE foi muito produtiva, pois na reunião de hoje esclarecemos diversos pontos do nosso projeto. Colhemos o fruto, uma vez que na próxima semana os técnicos do DER e da Sedurbi visitarão o local onde será construída a nossa futura praça de eventos. Com as dúvidas tiradas hoje ganhamos um tempo equivalente a uns quatro meses de agilidade pois a troca de ideias e as informações adquiridas farão com que nosso projeto se concretize o quanto antes”, afirmou.

Com três projetos incluídos no ‘Acelera Sergipe’, a prefeita de Pacatuba, Manuella Martins, comentou que o apoio técnico no dia de hoje dará celeridade ao início das obras. “Já demos os primeiros passos indo até a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e na Marinha do Brasil, mas hoje esclarecemos várias dúvidas, bem como iremos agilizar as pendências detectadas. Tenho certeza que as obras de construção da Orla da Ponta dos Mangues, a pavimentação asfáltica no acesso entre Pacatuba e o povoado Ponta de Areia, e a pavimentação granítica do acesso entre a Rodovia SE-100 até o povoado Boca da Barra passando pelos povoados Siqueira, Ponta de Areia e que faz ligação até o município de Neópolis se tornarão realidade e contribuirão significativamente para o turismo e o escoamento da produção de arroz e de outros produtos da nossa região”, pontuou.

Sobre o Programa

O ‘Acelera Sergipe’ é um conjunto de obras estratégicas que vai interiorizar o crescimento econômico, gerar empregos, melhorar a infraestrutura e aumentar a competitividade de Sergipe no cenário nacional. Nesta primeira etapa, o programa prevê investimentos de mais de R$ 200 milhões, que contemplam 49 municípios, com 80 obras em diversas áreas, apontadas como prioritárias pelas próprias gestões municipais.

São obras que vão impulsionar a economia local, a exemplo das construções e reformas de mercados e centros comerciais; ou que vão fomentar o turismo, como a construção de estradas, pórticos, orlas e complexos turísticos. Há, ainda, investimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população, a exemplo de pavimentações, construções de praças, quadras, ginásios poliesportivos, estádios de futebol e até cemitérios municipais. Tudo isso também se reflete na geração de empregos diretos, proporcionados pelas próprias indústrias, e indiretos, através dos benefícios que serão gerados com o investimento concluído, sobretudo no fomento ao empreendedorismo.