A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), no governo itinerante, na sexta-feira, 19, marcou um novo capítulo na relação entre o poder estadual e as prefeituras da região agreste central. Durante o ‘Sergipe é aqui’, realizado em Carira, um espaço foi dedicado exclusivamente para que gestores municipais pudessem tirar dúvidas e discutir o andamento dos projetos vinculados ao programa Acelera Sergipe, uma estratégia para acelerar o desenvolvimento econômico e estrutural em todo o estado.

“Estamos com uma equipe de profissionais da Sedurbi, do DER e do Projetar-SE para mais uma vez discutirmos os projetos apresentados pelos municípios no Acelera Sergipe. Nessa oportunidade atendemos Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Pedra Mole e São Domingos. A presença desses profissionais ‘in loco’ facilita porque, além de trocarmos ideias, podemos encontrar soluções para os impasses, entraves e, se for o caso, fazer ajustes para que os projetos estejam aptos a serem licitados. Outro ponto bastante discutido foi a regularização fundiária e regularização ambiental, elementos imprescindíveis para que esses projetos possam sair do papel e se tornem realidade”, detalhou a secretária executiva da Sedurbi, Ana Cristina Prado Dias.

Representantes de cada município da região compareceram ao estande e aprovaram a iniciativa. “A presença desse espaço do Acelera Sergipe aqui hoje mostra que o governo estadual está comprometido em ouvir e atender às necessidades dos municípios. Nós discutimos sobre algumas obras, como a reforma da avenida Aroaldo Chagas e a reforma e ampliação do nosso Mercado Municipal. Esclarecemos sobre a questão de documentação e procedimentos. Uma reunião bastante produtiva, porque melhorou o diálogo, facilitando o corpo técnico do projeto para preparar documentos mais bem elaborados para a futura execução do objeto”, afirmou o engenheiro civil de Carira, Hans Pereira da Costa.

Para o secretário de Obras do município de São Domingos, Dyyego Rodrigues, a estratégia de incluir o Acelera Sergipe no rol de serviços ofertados pelo Governo Itinerante foi assertiva para o sucesso do programa. “Essa abordagem não apenas facilita a comunicação entre o estado e as prefeituras, mas também agiliza o processo de licitação e execução dos projetos. Muitas vezes, encontramos dificuldades em conceber os projetos. Nós viemos aqui hoje para prestigiar o ‘Sergipe é aqui’ e encontrar com essa equipe da Sedurbi para tentar desenrolar o problema que a gente está com a situação das nossas obras. Por meio dessa visita, conseguimos dialogar e solucionar. A gente resolveu as pendências e, com fé em Deus, em breve estaremos com as obras concluídas no nosso município”, vislumbrou.

O programa

O Acelera Sergipe se destaca como um programa inovador de interiorização de investimentos, promovendo, por meio de uma parceria com as prefeituras, melhorias estruturais significativas e impulsionando o crescimento econômico nos municípios sergipanos. Com um orçamento de R$ 200 milhões, o programa prevê a execução de 80 obras em 49 municípios, abrangendo desde a construção e reforma de mercados e centros comerciais até a reestruturação de rodovias e estradas vicinais, além de projetos voltados para o turismo, desenvolvimento regional, e a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, com o Acelera Sergipe, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, promovendo não apenas a infraestrutura física, mas também o crescimento econômico e a geração de emprego e renda para a população. “O acompanhamento próximo de cada uma das obras, com comunicação direta entre as equipes do governo estadual e municipal, assegura a eficiência e transparência no processo, garantindo que as necessidades prioritárias de cada comunidade sejam atendidas de forma ágil e eficaz”, completou.