Uma prestação de contas para a sociedade, foi isso o que fez o Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, no Grande Expediente da Sessão Plenária desta terça-feira, 13,  na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese). O relato foi feito para os deputados estaduais e para os telespectadores da TV Alese e no decorrer da fala, o superintendente especial apresentou um relatório da Gestão de Recursos Hídricos deste ano.

À frente da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDUBS), Ailton Rocha, destacou os avanços na Sehma com projetos importantes para os sergipanos, como a implantação do Plano Estadual de Educação e um convênio com o Ministério da Cidadania, visando beneficiar catadores de lixo. 

Segundo o superintendente, o Plano de Segurança de Barragens, o monitoramento dos reservatórios e das águas superficiais, o fortalecimento da fiscalização e da governança são destaques importantes para o meio ambiente. “Estamos satisfeitos com o trabalho desempenhado este ano, com a implantação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA ), o Plano de Manejo e das Unidades de Conservação e suas reformas, além do funcionamento da Câmara de Compensação Ambiental, o Plano Estadual de Educação Ambiental, ainda em fase de conclusão”, ressalta.

Um convênio com o Ministério da Cidadania também foi tema da apresentação do superintendente. Segundo o superintendente esse convênio é de extrema relevância pois o Estado de Sergipe é pioneiro na implantação da política de resíduos sólidos, feita em 2005, antecede a lei nacional de 2010. “Nós tivemos a felicidade de firmar esse convênio com o Ministério no ano de 2014 e, a partir daí, a gente pôde elaborar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos; capacitar e organizar os catadores de lixo, com apoio do SEBRAE, em forma de associações e essas associações foram transformadas em cooperativas, que hoje se tornaram empreendimentos. Eles estão sendo agraciadas com equipamentos que vão permitir que possam fazer a reciclagem do lixo, num trabalho entre o Governo de Sergipe e os consórcios criados com apoio das prefeituras”, explica.

Ailton Rocha destacou ainda a importância do Plano Estadual de Educação Ambiental para o Estado. “Esse plano vai ser um ganho para Sergipe, pois vai estabelecer as diretrizes da implantação da política de educação ambiental e dentro desse foco conscientizar os produtores rurais, para que além de carne, leite e grãos, eles possam produzir água também”, observa.

Após a explanação, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD), agradeceu ao superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe. “Agradeço e parabenizo o professor Ailton Rocha pela brilhante explanação sobre os avanços dos recursos hídricos em nosso estado”, diz.

Fotos: Jadilson Simões