Nesta segunda-feira, 31, o Consórcio Nordeste abriu a Semana de Meio Ambiente em um evento online, transmitido pelo youtube, em um ato conjunto de todos os estados da região com e a presença de governadores, vice-governadoras e gestores estaduais das instituições que cuidam do meio ambiente em cada estado. No evento, foi lançado um Plano de Ação Ambiental integrado, e assinado um acordo de cooperação técnica entre a instituição e o MapBiomas, que monitora os biomas brasileiros.
Em linha com os chamados internacionais da ONU pela preservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas, o Plano de Ação Ambiental do Consórcio NE traz iniciativas como: Cooperação Técnica; Instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha, e para Caatinga; Criação de um Fundo Ambiental do Nordeste visando à estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais; Pacto pela restauração dos ecossistemas do NE; Plano regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa; Ações articuladas de combate ao lixo no mar; Programa de economia circular para os Resíduos Sólidos. Ficou decidido ainda que a parceria entre o MapBiomas e o Consórcio NE continua e esta ainda será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal.
O ato teve à frente o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias; e o governador de Pernambuco e responsável pela Câmara Temática de Meio Ambiente, Paulo Câmara. Também participaram os governadores dos outros estados da região e a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, representou o estado.
A vice-governadora Eliane Aquino, evidenciou e parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Consórcio Nordeste. “O Consórcio Nordeste tem realizado uma série de ações muito importantes para o desenvolvimento da região. A estruturação de câmaras técnicas para discussão integrada de temas prioritários, valorizando a realidade local e nossas perceptivas, sem dúvida representam um avanço significativo para o Nordeste. Presidida pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a câmara técnica da área do meio ambiente não é diferente. São várias frentes relevantes levando em conta o respeito às características dos biomas e o panorama de cada estado. Dentre as ações, destaco o mapeamento das áreas de desmatamento no Nordeste. Sem dúvida, a partir desse trabalho nossa região terá melhores condições de construir e executar políticas públicas na área ambiental, contribuindo, inclusive, para que outras regiões possam adotar medidas semelhantes”, pontuou.
Semana do Meio Ambiente tem início com reunião de governadores do Consórcio Nordeste
Vice-governadora Eliane Aquino reforça compromisso de Sergipe com questões ambientais



