No dia de ontem, 7, a equipe de técnicos da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), recebeu equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). Estes equipamentos possibilitarão o georreferenciamento de precisão de estações de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água, a batimetria de rios e reservatórios de acumulação de água, a avaliação da quantidade de água acumulada nas barragens do Estado, o levantamento topográfico de detalhe e o apoio no levantamento aéreo por drones.

“Recebemos um GNSS com RTK e um ecobatímetro que são equipamentos de suma importância para a gestão de recursos hídricos do estado. Com isso, será possível realizar a batimetria dos reservatórios para obter o seu volume de acúmulo e disponibilidade, além de Georreferenciar as Estações com o nível médico dos mares, obtendo maior precisão, além da economia da terceirização dos serviços”, explica Ailton Rocha, superintendente da Serhma.

O custo total dos equipamentos foi de cerca de R$ 130 mil reais. “Só com a batimetria de 4 reservatórios no próximo ano, utilizando os equipamentos recém-adquiridos, o Estado economizará mais de 200 mil reais, caso o serviço fosse contratado através de empresa terceirizada”, ressalta Ailton Rocha.

O técnico da Serhma, Carlos Hendrikus, juntamente com o técnico da empresa fornecedora do equipamento, estarão ministrando uma capacitação teórica e prática para a operação dos aparelhos. O treinamento ocorrerá durante os dias 7, 8 e 9 de novembro. Os equipamentos já estão sendo utilizados para treinamentos dos técnicos no dia de hoje na barragem do Poxim, com apoio da DESO com sua embarcação.