A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disponibilizou 318.123,56, que serão destinados à recuperação da infraestrutura do dique de contenção às margens do rio São Francisco, no município de Ilha das Flores, no Território do Baixo São Francisco.

Situado na sede da cidade ribeirinha, o dique de contenção fica localizado no logradouro conhecido como Orla de Ilha das Flores, e tem como finalidade proteger a área contra a erosão do rio que margeia uma parte da cidade e teve 30 metros de extensão destruídos pelas chuvas acima da média, ocorridas no último mês de julho.

Na ocasião, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil solicitou a visita do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) ao local, que após avaliar os danos causados pelo desastre, deu parecer favorável ao pedido.Posteriormente, o Depec se reuniu com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e da administração municipal, organizou a documentação necessária e encaminhou à Sedec para que esta reconhecesse a Situação de Emergência.

Segundo o Diretor do Depec, Tenente-coronel, Luciano Queiroz, todos os trâmites foram realizados em tempo hábil, o que garantiu a agilidade do parecer pela Sedec. “Após a publicação da Portaria de Reconhecimento de Situação de Emergência, no Diário Oficial da União (DOU) em agosto último, nos reunimos com a Defesa Civil Municipal e desenvolvemos relatórios técnicos, um levantamento orçamentário dos recursos necessários, inserimos a documentação no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2iD) da Sedec e elaboramos um Plano Detalhado de Respostas (PDR). Com a liberação do recursos por parte do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), reuniremos a nova documentação requerida pelo órgão para que possamos iniciar a reconstrução do dique de contenção, tão logo seja possível”, afirma.