O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), realizou oficinas para a apresentação dos Planos de Manejo, aos conselhos consultivos e instituições convidadas, das Unidades de Conservação Estaduais ARIE Mata do Cipó, Parque Estadual Marituba, APA Litoral Sul e APA Morro do Urubu nas cidades de Siriri, Barra dos Coqueiros, Indiaroba (Povoado Pontal) e Aracaju, respectivamente.
Segundo o Superintendente Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Dr. Ailton Rocha, o evento foi de extrema relevância para o aprofundamento da preservação das áreas. “As atividades trouxeram ricas discussões sobre as potencialidades das regiões em que se inserem as unidades de conservação, permitindo o estreitamento das relações entre o poder público (estadual e municipal), instituições parceiras e comunidade local, contribuindo assim para o melhor manejo das áreas protegidas e com a conservação dos recursos naturais, patrimônio ambiental do Estado de Sergipe”, explicou.
Coordenadas pela equipe técnica da Serhma e de membros que compõem a Coordenadoria de Áreas Protegidas e Florestas (CAF), as oficinas foram fundamentais no que se refere ao futuro das unidades de conservação em território sergipano.”Com essa iniciativa, decorrente do Termo de Compromisso firmado entre a Sedurbs e a Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (Celse), em 23 de Abril de 2020, que representa um marco histórico para a gestão ambiental do Estado, Sergipe passa a ser o único estado no território brasileiro que possui Plano de Manejo em todas as Unidades de Conservação Estaduais”, ressaltou Dr. Ailton Rocha.
Os planos de manejo
Elaborados pela empresa STCP – Soluções Inteligentes em Consultoria, Engenharia e Gerenciamento, e apresentados pela Bióloga Letícia Ulandowski, os Planos de Manejo são instrumentos de auxílio de gestão e conservação das unidades, sendo um documento de extrema importância e que tem como objetivo principal conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da fauna e flora das regiões e seu entorno.
Para sua elaboração, os planos tiveram recursos financeiros da compensação ambiental da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), em cumprimento às medidas de compensação ambiental decorrentes do licenciamento ambiental do empreendimento Complexo Termoelétrico Porto Sergipe I.
Última atualização: 25 de agosto de 2021, 10:32 AM