Profissionais que atuam na área de prevenção de desastres participaram, durante a manhã desta sexta-feira, 26, do Webinário Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas 2021, que foi transmitido por meio da plataforma de compartilhamento de vídeos, Youtube, no canal da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurbs).

O evento online foi uma realização do Governo de Sergipe, por intermédio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), operante na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, esse seminário é de suma importância para a gestão integrada de Defesa Civil e trouxe coordenadores municipais que são os responsáveis diretamente em suas localidades pelo planejamento, execução e coordenação de proteção da defesa civil. “Os desastres acontecem nos municípios e precisamos trabalhar com esse público-alvo no sentido da prevenção, mitigação e preparação de ações para gestão de risco, caso venha ocorrer, estar preparado para atuar no desastre,” ressaltou.

Mais de 100 pessoas participaram, ao vivo, da transmissão do seminário, que teve abordado também o tema da previsão do tempo com o meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), Overland Amaral Costa, e Josielton da Silva, integrante da equipe técnica do setor. Com destaque para o “Prognóstico da Meteorologia para 2021”, os profissionais da meteorologia falaram sobre a previsão climática para o próximo trimestre. “A previsão das chuvas está dentro da normalidade, porém devemos monitorar e ficarmos atentos pois elas podem se formar de maneira irregular. Como vem sendo já registradas desde o início do ano: chuvas abaixo ou na média, porém com distribuições irregulares. As chuvas torrenciais também devem estar em atenção, pois esse fenômeno merece destaque para a emissão de boletins de alerta e ações de prevenções de desastres, inundações, desabamentos, portanto é de fundamental importância essa preparação e esse webinário serve para isso”, pontua Overland Amaral.

Dando continuidade ao webinário, Daniel Flor, gerente de operações da Energisa, falou sobre a “Prevenção de incidentes com a rede elétrica no período das chuvas”. Segundo ele, a Energisa tem equipe disponível 24h e plano de contingência para situações de calamidade com técnicos capacitados, salas de monitoramentos e o mais importante, essa integração com o poder público que faz com que o trabalho seja mais eficaz. “Apresentamos aqui informações sobre riscos e prevenções de acidentes com a rede elétrica nos períodos de chuvas. Os principais riscos são as descargas atmosféricas, ventos fortes, quedas de árvores, alagamentos e enchentes e acidentes automobilísticos. Portanto aqui, passamos recomendações de como agir nesses casos e maneiras de proteção”, orienta.

Edivaldo Celestino, gerente de integração e gestão de recursos do Depec, falou sobre “Registros de incidentes na plataforma S2iD”, orientando os agentes municipais como registrar incidentes no sistema de desastres. “Mesmo que não seja desastres grandes, precisamos desses registros, pois eles podem nortear ações preventivas para aplicar nos trabalhos realizados pelas coordenadorias municipais”, pontua.

E para encerrar, teve a palestra do Major QOBM Silvio Prado, coordenador municipal da Defesa Civil de Aracaju, que abordou as “Boas práticas da COMPDEC de Aracaju e suas ações preventivas e de respostas no período das chuvas”, mostrando como é a atuação da Defesa Civil de Aracaju em várias situações nos períodos chuvosos na capital, e explicou as boas práticas desenvolvidas e executadas pela prefeitura nesses períodos da quadra chuvosa.