Um guaxinim (Procyon cancrivorus) e um gavião carijó (Rupornis magnirostris) foram resgatados nessa terça-feira (14), na grande Aracaju, pela equipe de plantão da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema).
De acordo com a bióloga da Adema, Hayanne Melo, o guaxinim foi resgatado no município de Nossa Senhora do Socorro. “O animal foi encontrado em uma residência no conjunto Albano Franco e os moradores conseguiram contê-lo em uma gaiola. Feita a análise em que foi constatada a boa saúde dele, o mesmo foi encaminhado para soltura em área de reserva ambiental adequada à espécime”, explicou.
No bairro Atalaia, Zona Sul de Aracaju, a equipe de plantão do órgão ambiental realizou o resgate de um gavião carijó que se encontrava machucado em uma residência. “Mantida em uma gaiola pelos proprietários da residência, após o recolhimento, constatamos que os movimentos da asa direita estavam comprometidos, o que consequentemente causava-lhe dificuldades de voo. Realizamos os primeiros socorros e, recomendado pela Gerente de Fiscalização, o encaminhamos para uma clínica veterinária, onde ele terá o tratamento de reabilitação e posteriormente será devolvido à natureza”, detalhou Hayanne Melo.
Plantão e canais de atendimento
Durante o período de isolamento social, devido às medidas de contenção ao coronavírus (Covid-19), decretado pelo Governo de Sergipe, a Adema trabalha em sistema de plantão, fazendo resgates e capturas, bem como continua atendendo às denúncias de criação ilegal em cativeiro destes animais.
Para quem deseja manter contato com o órgão ambiental, a equipe da Adema está disponível por meio dos telefones: (79) 3198-7191(geral), (79) 98819-7558 e (79) 3198-7150 (plantão de resgate de fauna), e por meio dos emails:mariaclaudenice.gomes@adema.se.gov.br;gilvandias.santos@adema.se.gov.br;adema.institucional@adema.se.gov.br, atendendo no horário das 7h às 13h.
Última atualização: 15 de abril de 2020, 13:48 PM