Atuação de profissionais durante ações de fiscalização ambiental, monitoramento de praias, tratamento de animais silvestres resgatados e apreendidos, emissão de licenciamento ambiental, análise laboratoriais, entre outras atividades desenvolvidas por profissionais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), estão eternizadas em imagens montadas em painéis e fazem parte de uma exposição que o órgão ambiental realiza a partir dessa sexta-feira, 4, no Shopping Riomar, na Zona Sul de Aracaju.


A Mostra Ambiental tem como propósito divulgar à sociedade sergipana os trabalhos desenvolvidos diariamente pelas dezenas de profissionais da Adema em prol da preservação do meio-ambiente, bem como conscientizá-la acerca dos cuidados, respeito e proteção com a natureza, que começa dentro da própria casa de cada um dos cidadãos e se estende por todo o ambiente externo em que eles frequentam.


A mostra


Exposta em um stand no segundo piso do shopping center, a mostra é composta por imagens fotográficas em boa resolução, nas quais estão registradas as mais diversas atividades realizadas pelos colaboradores do quadro funcional da Adema e estão montadas em painéis informativos. Também estão instalados dois aparelhos de TV’s em que são exibidos vídeos com as ações desempenhadas por eles, além de quatro profissionais de áreas diferentes, que se revezarão em dupla, a fim de esclarecerem as dúvidas por parte dos visitantes acerca dos materiais divulgados.


Principal instituição governamental do Estado no que diz respeito à operacionalização da política voltada ao meio ambiente, a Adema realiza uma gama de atividades visando não apenas a melhoria da qualidade ambiental, mas sobretudo no gerenciamento dos recursos naturais e no fazer cumprir a legislação ambiental dentro da sua esfera de competência, combate a todos os tipos de poluição mediante execuções preventivas e corretivas e ainda promovendo uma variedade de ações de natureza educativa, bem como recuperando áreas que por ventura sofram degradação no território sergipano.


Para o Diretor-Presidente do órgão, Gilvan Dias, a Mostra Ambiental é uma maneira dos cidadãos se interarem sobre as atividades desenvolvidas em defesa da fauna e flora sergipanas. “A realização desse evento traz para a população informações sobre as ações ordinárias da Adema. É uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem de perto o dia a dia de cada profissional do órgão e o quanto o trabalho de cada um é de extrema importância para a preservação da natureza”, ressalta.


A Mostra Ambiental fica em cartaz até o domingo, 13, no pavimento superior do Shopping RioMar, no corredor entre a Praça de Alimentação Mar e o Complexo de cinemas, no horário de funcionamento do centro comercial, sendo das 10h às 22h de segunda-feira à sábado e das 12h às 20h aos domingos.