Durante a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade) ocorrida nesta quinta-feira, 15, também foi realizada a entrega de novos medicamentos e equipamentos para auxiliar nos cuidados clínicos dos animais debilitados que são encaminhados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas).

Visando melhorar o atendimento e os cuidados aos animais silvestres apreendidos, recebidos e resgatados pelas equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), foram adquiridos equipamentos como luvas cirúrgicas, seringas descartáveis, soros, agulhas específicas para as diferentes espécies, lâminas de microscopia, coletores para exames laboratoriais, esparadrapos e outros diversos medicamentos para auxiliar no tratamento desses animais.

Além destes materiais, foi adquirido um novo cambão que é muito utilizado pelas equipes de resgates do órgão ambiental, para auxiliar na contenção dos animais e evitar possíveis acidentes entre os profissionais e os animais que possuam temperamento indócil.

Segundo a médica-veterinária do Cetas, Katiuscia Ribeiro, a compra desses medicamentos é muito importante para dar continuidade aos tratamentos dos animais que para lá são encaminhados. “Chegou uma boa quantidade de medicamentos que irão durar em torno de três a quatro meses, e essa nova aquisição de medicação e diversos equipamentos auxiliares é muito importante para que consigamos dar assistência aos animais que temos aqui sob nossos cuidados e daqueles futuramente chegarão sem que haja interrupções. Isso é muito bom, pois dessa forma os animais não sofrem e nós conseguimos dar os devidos cuidados que eles necessitam”, afirma.