Uma série de denúncias recebidas pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), desencadeou em uma ação conjunta entre equipes do órgão ambiental e policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) nesta semana. A ação conjunta de fiscalização de combate à carcinicultura irregular aconteceu no município de Santa Luzia do Itanhy, no território Sul Sergipano.

As denúncias remetiam a uma expansão ilegal da carcinicultura e da piscicultura, atividades bastante exploradas e comuns na região. Durante as fiscalizações, também foram monitoradas possíveis ocorrências relacionadas ao crime de desmatamento, diante da presença marcante do bioma da Mata Atlântica no município.

Nos locais visitados pela equipe de fiscalização, foi constatado que muitos empreendimentos de carcinicultura possuem licença ambiental, porém, alguns produtores estavam atuando em desacordo com o licenciamento concedido. Em outros casos, foi observado que os produtores estão iniciando o processo de licenciamento. “A ação é para evitar o avanço das atividades ilícitas e identificar os infratores para reparação dos danos ambientais”, disse Gilvan Dias, diretor-presidente da Adema.

Gilvan Dias explicou ainda que essas fiscalizações serão permanentes em 2021. “Todos os ilícitos ambientais serão investigados, faremos uma agenda permanente para fiscalizações e as denúncias serão investigadas e caso tenha ilícito, autuada”.

As fiscalizações conjuntas entre a Polícia Militar e a Administração Estadual do Meio Ambiente são recorrentes, cabendo à polícia efetuar a parte relacionada a sanção penal, enquanto a Adema atua nas sanções administrativas, em caso de flagrante de crime ambiental.


Última atualização: 28 de janeiro de 2021, 13:25 PM