Criado em 2020 como um dos pilares do Avança Sergipe, cujo objetivo era promover a aceleração econômica prejudicada por conta da pandemia da Covid-19, o programa Pró-Rodovias tinha como propósito reestruturar boa parte da malha viária sergipana, uma vez que as maioria das rodovias a serem contempladas foram construídas entre as décadas de 1970 e 1980 e nunca tiveram uma recuperação que acompanhasse o aumento de veículos que por elas trafegaram ao longo dos anos.
Com recursos provenientes do Tesouro Estadual e de contrato firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Pró Rodovias I reestruturou 25 importantes rodovias em seis territórios sergipanos, fazendo interligações entre eles e às duas rodovias federais que cortam o Estado (BR 101 e BR 235), melhorando consideravelmente não apenas a trafegabilidade, mas sobretudo investindo na segurança de condutores e pedestres e impulsionando a economia, uma vez que com as rodovias em boas condições, o turismo é fortalecido, bem como o escoamento das produções agrícola e mineral e o transporte de cargas e passageiros.
No Pró-Rodovias I foram investidos aproximadamente 330 milhões de reais, beneficiando 470 quilômetros da malha viária, com trechos que variaram de 5,50km a 50,9 Km, encurtando assim o tempo de viagem entre os municípios e devolvendo a autoestima dos sergipanos que precisam deslocar-se diariamente, bem como àqueles que fazem viagem esporádicas, estando agora livres dos transtornos em razão das condições antigas das estradas.
Dentre as 25 rodovias nos seis territórios sergipanos beneficiadas pelo programa, destacam-se a Rodovia João Bebe Água, que liga Aracaju à São Cristóvão), parte da SE-470 entre a Praia do Abaís, em Estância e à BR 101, a SE-170 entre Lagarto, Riachão do Dantas e Tobias Barreto, a SE-361 entre Simão Dias e Poço Verde, o trecho da SE-290 que liga Umbaúba e Itabaianinha, trechos das SE-200, 317 e 230 entre Monte Alegre e Porto da Folha, parte da SE-226 que liga os municípios de Pirambu à Japaratuba e deste até a BR 101, além das outras menos extensas, mas com a mesma importância, e ainda a implantação do Acesso 17 entre a BR 101 e o Povoado Rita Cacete no município de São Cristóvão.
Pró-Rodovias II
Dando prosseguimento à reestruturação da malha viária, o Pró Rodovias II iniciado em 2022, que além dos recursos provenientes da CEF, também firmou contrato com o Banco de Brasília (BRB) e o Banco do Brasil (BB), mantém as obras em ritmo célere, algumas seguindo o cronograma previsto e outros projetos em fase final de processo licitatório.
Na segunda etapa do programa, 23 rodovias dos oito territórios sergipanos serão reestruturadas, sendo algumas delas entre as sedes municipais e povoados importantes. Dentre as estradas, estão incluídas a SE-200 entre Gararu e Porto da Folha, trechos da SE-290, 170 e 361 entre Tobias Barreto e Poço Verde, parte da SE-282 entre a BR 101/Estância e Boquim, a SE-240, ligando Moita Bonita e Itabaiana, SE-335 entre Neópolis e a BR 101, trecho da SE-270 entre Simão Dias e a divisa com o Estado da Bahia, somando aproximadamente 490 km.
De acordo com o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o Pró Rodovias se consolida como um marco na história do progresso sergipano. “O nosso país depende essencialmente da malha viária para o escoamento de boa parte da sua produção e em Sergipe não é diferente. Grande parte das rodovias sergipanas foram implantadas há mais de três décadas e nunca receberam um processo rigoroso de revitalização. A meta do programa era recuperar 660 km de estradas e o Pró-Rodovias I e II atingirá aproximadamente 1000 km, o que é praticamente metade das rodovias sergipanas, com investimentos de quase R$ 1 bilhão. Trata-se de uma ação sem precedentes já realizada pelo Executivo Estadual e que já estará reverberando no crescimento da economia por meio de diversas esferas, promovendo não apenas o desenvolvimento socioeconômico, mas sobretudo na segurança e qualidade de vida dos sergipanos.