Na manhã da última quinta-feira, 21, brigadistas da equipe da Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERMAH), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), atenderam uma solicitação da prefeitura do município de Canindé de São Francisco, Alto Sertão Sergipano e participaram de um mutirão para conter focos de incêndio que atingiram a cidade nos últimos dias.
“Recebemos a solicitação da prefeitura do município de Canindé, através do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do município. Nós fazemos a gestão de uma unidade de conservação bem próxima, e lá na Unidade de Conservação, temos brigadistas qualificados para combater incêndio e por isso nós fomos contactados para dá esse suporte, pois já estava há uns 3 dias com incêndio”, explicou Anne Aline Ferreira Feitosa, gestora da unidade de conservação MONA Grota do Angico.
A operação foi um sucesso e o incêndio foi debelado. Fizeram parte da força tarefa as equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da Defesa Civil Municipal e da Sermah. “Essa força tarefa foi muito importante para conter e acabar com o incêndio. A operação de ontem foi um sucesso, todos ficaram bem e conseguimos finalmente sanar esse problema”, completou a gestora da MONA Grota do Angico que explicou que Os brigadistas estavam sem máscaras apenas para chegar na região do fogo que atingiu altíssimas temperaturas e as máscaras poderiam comprometer a respiração das equipes envolvidas.
O fogo atingiu até aproximadamente 4 km e pegou uma área de vegetação de caatinga de preservação que pertence a proprietários particulares, e encontra-se no entorno da barragem de Xingó, onde está localizado uma linha de transmissão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).