Caminhões, caçambas, retroescavadeira comum e de esteira, recicladora, rolo, patróis, vibroacabadora e dezenas de operários estão incorporados ao cenário no Acesso 008 entre a BR 101 – precisamente no Povoado Cruz da Donzela -, e o município de Malhada do Bois, no Território do Baixo São Francisco.
As mudanças no movimento da via são por conta da reestruturação do trecho, executado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), e que muito em breve facilitará a trafegabilidade da população entre a sede do município e a rodovia federal.
Tendo investimentos no valor de R$ 8.680.645,78 a obra contempla 4.800,00 m³ de reciclagem, execução de serviços de drenagem, imprimação, aplicação de 6.216,00 toneladas de concreto asfáltico usinado à quente (CAUQ), construção de 4.800 m² de passeio em concreto e aplicação de 2.992,51m² de sinalização horizontal nos 4 km de extensão do acesso e o recapeamento asfáltico de três ruas na sede municipal, totalizando 5,7 km.
O andamento dos serviços
Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e infraestrutura, Luiz Roberto Dantas de Santana, os trabalhos obedecem ao cronograma previsto. “Já foram executados a reciclagem de todo o trecho entre o povoado Cruz da Donzela até a sede municipal, parte dos serviços de drenagem e a primeira camada do recapeamento nas ruas. Atualmente os profissionais estão fazendo a aplicação da primeira camada asfáltica no acesso, de modo que o percentual executado é de 50%”, explica.
Ainda segundo Luiz Roberto Dantas, a intervenção se fazia necessária por várias razões. “O trecho em questão é o principal acesso entre a BR e a sede municipal e estava muito desgastado não apenas pelo seu tempo de construção, mas sobretudo pelo aumento da quantidade de veículos que passaram a circular na via ao longo dos anos. Uma vez reestruturado, o tempo de deslocamento torna-se menor, bem como a trafegabilidade se tornará mais segura para os condutores e pedestres”, afirma.