Por determinação do Governo do Estado de Sergipe, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus, declarada como pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ficou instituído através do Decreto 40.615, o sistema de distanciamento social. Em virtude disso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), adotou medidas sanitárias de combate do novo Coronavírus, e, prezando pela segurança e saúde dos seus servidores disponibilizou 200 máscaras de proteção para todos os seus funcionários, bem como 127 unidades  de álcool 70%, em todas as salas do órgão.

Diante dessa situação, os servidores públicos da Sedurbs têm se adaptado às novas orientações e implantado-as em sua rotina de trabalho. O engenheiro civil e coordenador de obras da Sedurbs, Bruno Oliveira, segue à risca o uso de EPI’s no desempenho das atividades.“Especificamente na execução das intervenções em andamento, a equipe de obras do governo  junto às empresas têm tomado todas as iniciativas para o uso obrigatório de máscara 3M na construção civil e álcool em gel 70%. Um trabalho de planejamento com a entregas de kits de proteção para os funcionários foi executado a rigor e, regularmente,  realizamos visitas para a fiscalização e notificação, caso os colaboradores das empresas não estejam fazendo o uso contínuo do equipamento”,  detalhou. 

Bruno Oliveira disse ainda que em meio há tantas mudanças, o ambiente interno de obras da Sedurbs ganhou um novo aliado na adoção das medidas de contenção, a tecnologia. “Para nossa equipe melhorou em dois sentidos, pois, todos os processos e documentos atrelados aos nossos serviços estão sendo feitos no formato virtual com a plataforma E-doc, evitando assim o constante manuseio de papéis interna e externamente. Esse recurso vem sendo utilizado de forma rotineiramente pela nossa equipe e todo material  fica registrado e armazenado, sendo impresso apenas quando estritamente necessário”, ressaltou. 

Colaboradora da Ouvidoria da Sedurbs, Bianca Cristina Vieira, acostumou-se com a nova rotina implantada na secretaria. “Atualmente já me sinto confortável no uso das máscaras e posso dizer que me adaptei rápido ao uso dos EPI’s. Além disso, essa iniciativa de disponibilização dos equipamentos por parte do secretário demonstra  preocupação e zelo pela saúde de todos nós servidores”, frisou.