A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é destaque na revista “Águas do Brasil”. Na matéria, o “Programa Saneamento Expresso”, projeto que visa a educação ambiental e execução de projetos sociais, é abordado em detalhes. As atividades da unidade móvel, que são realizadas através da Gerência Socioambiental (Gesa), e a Diretoria de Meio Ambiente e Expansão (DMAE), têm o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao compromisso e à responsabilidade socioambiental.
Segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, José Gabriel Almeida de Campos, o Programa realiza as ações a partir de uma ‘Unidade Móvel de Educação Ambiental’ que complementa as atividades desenvolvidas pela Gesa. “Foi com grata satisfação que recebemos a notícia divulgação deste trabalho, através da publicação em uma revista especializada na área de saneamento e na área ambiental, com circulação nacional, isso mostra que o trabalho está colhendo frutos. Estamos ainda no estágio de aprimoramento, mas já estamos recebendo o retorno positivo da sociedade. A tendência é que esse trabalho se torne cada vez mais frutífero”, ressaltou.
A unidade móvel Saneamento Expresso, da Deso, consiste em uma maquete, dentro de um ônibus, detalhando todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, demonstrando o Ciclo do Saneamento às comunidades sergipanas em ações itinerantes. A empresa é a primeira do Norte e Nordeste a inovar com um projeto de Educação Ambiental. O objetivo é apoiar e complementar as atividades da Companhia, enriquecendo o atendimento na capital e interior do estado, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.
Na maquete é possível acompanhar desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico, além de mostrar como acontece a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água. A unidade é fomentada pelo “Programa Águas de Sergipe", que é destinado à Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe especificamente para a melhoria da qualidade da água do estuário, através de investimentos em despoluição e práticas de gestão em recursos hídricos, a ferramenta foi projetada por meio da diretoria de Meio Ambiente e Expansão e da Gerência Socioambiental da Deso (GESA).
De acordo com o gerente socioambiental, Mario Léo de Oliveira Rodrigues, o sucesso dessa unidade dependerá do apoio de todos. “Os programas ‘Deso vai à Escola’ e o ‘Deso Comunidades’ serão ampliados com a unidade móvel, pois, com ela, poderemos aumentar o nosso índice de atendimento nas comunidades, principalmente com os estudantes. Também vamos agregar este Programa a outras unidades como o Serviço Social e, qualquer outra demanda que tenha necessidade, a unidade móvel estará à disposição”, pontuou.
Fotos