O Plano Estratégico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) referente ao ano de 2021 recebeu nota 9,6 após a avaliação feita por especialistas e técnicos da Secretaria de Estado Geral de Governo (SEEG), garantindo o conceito de excelência.
Adotando a mesma lógica construtiva do Balanced Scorecard, a avaliação abrange os objetivos estratégicos e o plano estratégico dos órgãos como um todo, tendo como os principais parâmetros, o Índice de Gestão por Resultados (IGpR) e o Índice de Desafio.
Durante o período de 24 de janeiro à 18 de fevereiro de 2022, os responsáveis pela avaliação realizaram reuniões específicas para cada um dos órgãos, nas quais todos eles foram indagados acerca do cumprimento das ações propostas para o ano de 2021, bem como foram coletadas informações a respeito dos problemas que inviabilizaram o descumprimento das metas pretendidas.
A avaliação
A tipologia para cada um dos indicadores do Plano Estratégico foi classificada em três tipos, sendo eles: Indicadores de produto, Marcos e Indicadores de resultado, os quais são subdivididos em Complexidade, Emprego de Recursos Financeiros e Capacidade de Transformação, tendo cada um destes, valores a serem avaliados entre alto, médio e baixo (0 a 10), e, a partir da equação entre as metas cumpridas de acordo com o planejado, obtendo-se a nota em cada um dos indicadores, chegando-se ao resultado final.
Tendo cumprido de forma integral 91% das 22 metas propostas, a Sedurbs atingiu a nota 9,6 e manteve elevado o Índice de Desafio (IDS), uma vez que o órgão se propôs e conseguiu realizar uma grande quantidade de ações complexas, com a utilização de grande volume de recursos financeiros e com alta capacidade de transformar a realidade da sociedade sergipana para melhor.
Órgãos vinculados à Sedurbs, a Administração Estadual do Meio Ambiente, Companhia de Saneamento de Sergipe e Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe também foram avaliados, obtendo como resultado as notas 10 (Adema), 9,3 (DESO) e 8,8 (DER).
Para o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a nota obtida pela pasta se traduz no empenho da secretaria e dos seus órgãos vinculados em fazer jus às responsabilidades confiadas aos seus gestores. “Agradecemos a todos os colaboradores da Sedurbs pela dedicação em suas atividades, fatores estes primordiais para o alcance da nota. Entendemos que a gestão pública há de ser sempre contínua e precisa estar em constante aperfeiçoamento, sem que para isso cultivemos o personalismo dos êxitos alcançados”, destacou.
Ubirajara Barreto ressaltou que o órgão não se limitou em aprimorar os trabalhos “Quer seja no tocante às melhorias na segurança hídrica, conservação, reconstrução e ampliação da malha viária, melhorias no abastecimento de água e ampliação do esgotamento sanitário, bem como no fomento às ações que englobam desenvolvimento econômico e turístico, sob a nossa responsabilidade, fizemos o possível para que as metas pretendidas fossem alcançadas e continuamos com o mesmo objetivo no decorrer deste ano, pois, nossa missão é promover o melhor para os sergipanos”, enfatizou.

