“Essa obra é ótima, a vida de todo mundo vai melhorar, vamos ficar livres do excesso da poeira e também da lama nos dias de chuva. Estou ainda mais feliz pelo meu pai, pois ele é cadeirante e quando o calçamento ficar pronto vai poder se locomover com facilidade”. A declaração do lavrador Wellington Silva Santos, 24 anos, é carregada de otimismo em razão da intervenção urbana no Povoado Barnabé, em Simão Dias, a 120 km de Aracaju.


Executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra faz parte de um projeto que integra diversos municípios sergipanos com a implantação de pavimentação granítica, em que o lote 01 corresponde a um investimento total de 19.400.590,40, sendo que em Simão Dias sete comunidades rurais serão beneficiadas, totalizando R$ 4 milhões de investimentos, abrangendo 5.171,33 metros de extensão em uma área total de 30.769,50 m².


Margeando a Rodovia SE-361, que liga Simão Dias a Poço Verde, o Povoado Barnabé fica a 9 km da sede municipal, possui igreja, escola, estabelecimentos comerciais e onde residem aproximadamente 250 famílias. A intervenção beneficiou quatro ruas, totalizando 5.000 m² (500 metros de extensão) em paralelepípedo e 2.000 metros lineares de meio-fio em concreto simples, em 3.000 m² de área, cujos investimentos foram de R$ 399.520,00.


Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a pavimentação granítica de uma via pública vai além da modificação da sua aparência. “Ruas pavimentadas melhoram as condições de vida dos moradores, visto que, livres dos incômodos ocasionados pelo excesso da lama e poeira, os problemas de saúde diminuem consideravelmente. Além disso, valoriza os imóveis, proporciona comodidade aos transeuntes, facilita o tráfego de veículos e eleva a autoestima de todos os beneficiados com a obra”, enfatiza.