Um dos maiores projetos de urbanização em execução pelo Governo do Estado, o projeto Orla Sul, continua em andamento no litoral da capital sergipana. As obras foram retomadas obedecendo a todos os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por causa da epidemia do Novo Coronavírus, uma exigência do Governo com todas as empresas que prestam serviços para o Estado.

Segundo o Secretário Estadual da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto, mesmo com a paralisação que durou quase dois meses, a empresa promete manter o cronograma previsto no início das obras. “Solicitamos a otimização do cronograma da obra, visto que durante 47 dias o projeto encontrou-se paralisado. Também faremos algumas mudanças orçamentárias a pedido do Governador do Estado, Belivaldo Chagas, mas manteremos a pavimentação da rodovia”, explicou.


Os serviços avançam na intervenção das praias do litoral sul de Aracaju, no primeiro trecho. Com o valor total de investimento R$ 8.341.520,63, a obra possui extensão de 2.160 metros que tem como marco inicial, o final da Passarela do Caranguejo e vai até a proximidade do Tecarmo, no bairro Aruana.

O Diretor-Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Caetano Quaranta, detalhou as mudanças realizadas no plano de adequação urbanística nos últimos 3 meses no trecho 1. “Realizamos a substituição da calçada existente por uma ciclovia que abrange 2.160,00 m, ainda criamos uma nova calçada margeando a ciclovia projetada, isso equivale a 2.600,00 m, a inserção de bolsões de estacionamento, com 71 vagas, e criamos os largos entre a calçada e a ciclovia projetadas contendo aparelhos de ginástica, brinquedos, espreguiçadeiras, esculturas e bicicletário”, detalhou.

A proposta é que essa intervenção seja uma continuação da Orla de Atalaia, intenso ponto turístico do Estado. Com quatros trechos, os serviços tiveram início na Avenida Santos Dumont com a Rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, seguindo os 17,4 Km da faixa litorânea da Rodovia Airton Senna (SE-100) até a Praia do Viral, divisa com o município de Itaporanga D’ajuda. Ainda de acordo Diretor-Presidente, os dados atualizado da Cehop mostram que foram executadas 5 passarelas de acesso ao mar com 100m de extensão cada, além da recuperação da área do banho doce e o paisagismo em toda extensão do projeto.


Magnitude da Orla Sul

Sempre preocupado com os benefícios que as obras públicas trarão para população sergipana, a Sedurbs, apresentou os benefícios da obra, como por exemplo a diminuição de problemas ligados a degradação ambiental, mobilidade, falta de saneamento, (drenagem, esgotamento e gestão de resíduos). A obra vai trazer sanar ainda a inexistência de equipamentos de serviços de apoio, ausência de espaços adequados de contemplação, esporte e lazer, e a carência geral da área no que se refere ao desenho urbano e tratamento paisagístico.