Em mais uma das ações de enfrentamento, combate e prevenção ao novo coronavírus, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), realizou a instalação de pias em pontos de captação e distribuição de água pelo Programa Água Doce, em cinco povoados do município de Poço Verde, no Território Centro Sul Sergipano.
Executada por profissionais da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) e da Sedurbs, a ação também teve parceria fundamental da Prefeitura Municipal de Poço Verde. No município, o Programa Água Doce atende às famílias dos povoados Cachorro morto, Cacimba nova, Lages, Ponta da Serra e Recanto, onde são distribuídos diariamente seis mil litros de água própria para o consumo humano.
Segundo o coordenador estadual do Programa Água Doce, Marcos César Oliveira, as atividades têm como objetivo priorizar a qualidade de vida de centenas de famílias. “Além de assegurar água de qualidade para as famílias das comunidades que mais necessitam dela, seja pela dificuldade do acesso ao bem potável ou pela localização geográfica, o PAD também se soma às ações de prevenção à COVID-19. Ao fazer a instalação das pias nos locais onde estão situados os sistemas de captação, estamos reforçando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na questão da constante higienização das mãos, incentivando ainda mais o hábito às pessoas que buscam água, bem como aos gestores que são responsáveis pelo funcionamento desses pontos”, explica.
Programa Água Doce
Criado pelo Governo Federal no ano de 2003 e implantado no Estado de Sergipe em 2017, o Programa Água Doce (PAD) tem como objetivo propor uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, informando e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis, tendo como público alvo populações de baixa renda residentes em localidades rurais do semiárido.
Das 33 comunidades previstas para serem incluídas no PAD em Sergipe, até o momento 29 já foram beneficiadas pelo programa nos municípios de Canindé de São Francisco, Carira, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Simão Dias e Tobias Barreto.