Sergipe esteve presente na Missão Boston, nos Estados Unidos, atendendo convite da embaixada norte-americana no Brasil, por meio da empresa de software Autodesk, parceira do Governo do Estado na implementação do Building Information Modeling (BIM) como política pública estadual. No período de 9 a 12 de junho, representaram a gestão o secretário do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, e a secretária executiva da pasta Ana Cristina Prado.
Juntos a gestores de outros estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco -, Luiz Roberto e Ana Cristina buscaram socializar e aprimorar os conhecimentos sobre a plataforma BIM, com o objetivo de qualificar ainda mais a prestação dos serviços no setor de obras públicas.
O evento foi uma promoção da própria Autodesk, empresa americana de software, líder em soluções de design, engenharia e produção 3D, que atende a uma ampla variedade de setores, incluindo arquitetura, engenharia e construção, principais interesses da pasta da infraestrutura de Sergipe.
Para participar desta missão, o secretário informou que o governo começou a trabalhar e a planejar o futuro em 2023, no primeiro ano da administração de Fábio Mitidieri.
“Na ocasião, foi publicado o Decreto nº 368/2023, que instituiu a obrigatoriedade gradual do BIM a partir de 2025. Em dezembro de 2024, por intermédio da Secretaria Especial do Planejamento, Orçamento e Gestão [Seplan], ocorreu a 1ª Conferência BIM Sergipe. Em abril passado, lançamos a implementação da plataforma BIM como política pública estadual, uma ferramenta que representa a transformação digital da gestão de obras no Estado, promovendo mais transparência, economia e eficiência no uso dos recursos públicos”, relata o secretário.
Visitas
Envolvidos tecnicamente com projetos voltados à tecnologia e engenharia, os gestores da pasta da Infraestrutura aproveitaram a viagem aos EUA para visitar o MIT Massachuster Institute Tecnology e a Universidade de Havard.
“O MIT é considerada a melhor universidade do mundo nessas áreas. Harvad, sem dúvida, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas e influentes, devido à sua longa história e impacto mundial. Então, foi uma visita programada e de grande importância”, relatou o secretário.



