A fim de estabelecer medidas preventivas em razão da proximidade da quadra chuvosa nos próximos dias, o Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), realizou na manhã desta terça-feira (06), uma videoconferência com prefeitos e coordenadores das defesas civis dos municípios de Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo e São Cristóvão.

O evento abordou o Plano de Contingência (PLANCON), que deve ser desenvolvido pelos municípios em questão, de acordo com as suas características específicas e, com essas medidas preventivas minimizar os efeitos ocasionados pelas chuvas.

Ficou estabelecido que as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC’s) devem elaborar seus planos de acordo com a particularidade de sua região, enfatizando aspectos como relevo, hidrografia, clima, população e a vulnerabilidade da região às possíveis ameaças pluviométricas, como deslizamentos, alagamentos, enchentes, inundações, vendavais, entre outros sinistros.

Foi ressaltada ainda a importância de se criar um Placon que desenvolva ações preventivas e de resposta à população, caso o desastre ou o evento adverso ocorra, em que devem ser definidas medidas de socorro à população atingida, incluindo primeiros socorros e atendimento médico e assistência às vítimas com o fornecimento de água potável, alimentos e abrigo, além do restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica, comunicação, água potável e limpeza urbana, bem como oferecendo condições de segurança e habitabilidade à população das áreas atingidas pelo desastre.

De acordo com o secretário-executivo do Depec e mediador do evento, capitão Alysson Carvalho, a reunião serviu para enfatizar a importância dos planos de contingência. “É necessário que os municípios elaborem e trabalhem os planos dentro daquilo que a gente chama de prevenção e preparação para atender os desastres. Nesse sentido, o Depec elaborou um guia para facilitar o desenvolvimento dos planos de contingências e iniciamos os trabalhos no sentido de retomarmos com mais reuniões para desenvolver esse tipo de trabalhos futuramente”, frisa.

O Depec selecionou os municípios do Território da Grande Aracaju para esta primeira reunião, por eles apresentarem grande potencial de serem acometidos pelos danos provocados por situações adversas que venham surgir nos períodos de chuvas, de acordo com a análise de ocorrência em anos anteriores.

Última atualização: 7 de abril de 2021, 08:17 AM por: