Uma fiscalização conjunta de reconhecimento na área recém-criada do Parque Estadual Marituba, nos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, na Grande Aracaju, resultou na apreensão de maquinários e matérias de construção na área de preservação permanente, duas pessoas foram autuadas e responderão por crime ambiental.
A operação contou com a presença da equipe da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o pelotão Ambiental da Polícia Militar de Sergipe e uma área protegida comissão de Proteção da Barra dos Coqueiros, coordenados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).
Uma ronda de reconhecimento flagrou pessoas voltando a construir imóveis no local e fazendo uso indevido dos recursos hídricos do parque, com a utilização de bombas para a sucção de água e perfuração de poço artesiano. Em ambos os casos a equipe de fiscalização constatou que houve reincidência do crime ambiental. Duas pessoas foram autuadas.
Foram apreendidas estacadas de cimento, tijolos, maquinários e bombas de água. A Adema fez a autuação pelo estado, no cumprimento da lei de crime ambiental no que diz o respeito a dano em unidade de conservação ambiental e uso indevido de recurso hídrico com perfuração de poço sem o licenciamento devido. Os materiais apreendidos ficaram sob a responsabilidade da comissão de APP da Barra dos Coqueiros.
A Serhma atuou ainda no trabalho de conscientização com as pessoas que vivem nas imediações do parque. Segundo o Diretor do Departamento de Gestão e Meio Ambiente, Elísio Marinho dos Santos Neto é importante a realização dessas ações para coibir novas invasões em uma área tão importante como o Parque Estadual Marituba. “O Parque foi criado recentemente para proteger o ecossistema costeiro e a comunidade precisa entender a importância dessa relevância ecológica para a realização de pesquisa científica educação ambiental, por isso esse nosso trabalho de conscientização será permanente”, disse.
A Gestora do Parque, Valdelice Leite Barreto, destacou que o parque é a primeira unidade de conservação de proteção integral estadual, localizado na zona costeira do Estado de Sergipe e o quanto é importante que a comunidade que está inserida na região tenha consciência de que o parque precisa ser conservado. “O reservatório Marituba precisa ser preservado. O Estado criou o parque por decreto e vamos continuar agindo para que ele cumpra a sua devida função. Adotaremos sempre as medidas necessárias para a sua efetiva proteção, conservação e controle”, explicou.