No dia que é celebrado o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Governo do Estado abriu oficialmente o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, dessa vez realizado de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19. O evento, tem como tema central “Água para o desenvolvimento sustentável”. A abertura teve início com o pedido de um minuto de silêncio em respeito às vitimas do Covid 19, logo após o coral Cantar das Águas, da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (DESO), abriu a cerimônia com música.

A abertura contou com a presença virtual de mais de 100 participantes. O Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância do encontro. “É um encontro muito importante para a troca de experiências e o futuro da gestão dos recursos hídricos no Brasil, na região Nordeste e em particular no estado de Sergipe. Teremos seis palestras magnas e temos 91 trabalhos inscritos. Mesmo online, o evento continuou com grande participação”, disse Ailton Rocha.

Outro momento importante foi a assinatura de protocolo de Intenções entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Governo de Sergipe, pela SERHMA e a Agência Peixe Vivo, uma associação civil que presta gestão para bacias hidrográficas do São Francisco, em outros estados banhados pelo rio. A diretora da agência, Célia Fróes, falou da importância da assinatura. “A celebração desse protocolo de intenções é um momento muito especial, é a continuidade de um trabalho iniciado pelo comitê, um instrumento importante que serve como base para que, a partir dele, nós possamos fazer acordos, termos de cooperação mais específicos para desenvolver projetos que tenham interface entre as ações previstas no próprio comitê da bacia do São Francisco, como as ações do Estado de Sergipe, em prol da melhoria da qualidade ambiental da bacia do Rio São Francisco. Esse é o primeiro passo de planejamento em 2021, para que em 2022 possamos executar”, explica.

Para participar do XIII ENREHSE, a ABRhidro disponibilizou o link do canal do Youtube, e para adquirir o certificado com a presença de 75%, basta acessar pelo próprio sistema da instituição através do site oficial e deve está inscrito no encontro, que vai até o dia 24 de março sob a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) unidade Tabuleiros Costeiros, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (UNIT) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), e com o apoio de outras diversas instituições.

Palestras

As palestras terão duração de 60 minutos, com o acompanhamento de 20 minutos de moderação e debate, além disso os autores dos trabalhos submetidos e devidamente aprovados deverão apresentar o conteúdo em 6 minutos e logo após serão disponibilizados 10 minutos para perguntas e respostas. Em relação aos minicursos, sua composição de carga horária é de 4 horas.

Quanto a premiação dos trabalhos, de acordo com informações da Comissão organizadora do XIII ENREHSE, será realizado na próxima quarta-feira (24), os melhores trabalhos serão avaliados por uma comissão técnico científica junto a entrega de certificados. O envio das pesquisas seguem algumas linhas temáticas, são elas: Hidroenergia; Eventos críticos (secas/inundações); Planejamento de Gestão de Recursos Hídricos; Hidrologia e Hidrogeologia; Saneamento Ambiental e Águas Urbanas; Qualidade e Quantidade da Água; Reúso da Água; Hidráulica; Hidrossedimentologia; Eficiência de uso da água; Segurança de Barragens; Ambientes Costeiros; Mudanças Climáticas; Climatologia e Educação Ambiental voltada à Preservação dos Mananciais.