Dos 33 pipeiros que se credenciaram na semana passada para atuar no transporte e distribuição de água potável para consumo humano com caminhões-pipas, 25 participaram na manhã desta quarta-feira (27) de um sorteio realizado pelo Governo de Sergipe por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec). O sorteio, que faz parte de uma das etapas do credenciamento, aconteceu no pátio da SEIAS (Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social) para que os interessados saibam os municípios onde vão atuar.
A ideia de reunir os cadastrados, tomando todos os cuidados de distanciamento social e uso de equipamentos de segurança contra o coronavírus, é dar maior transparência ao processo de contratação dos pipeiros. Nesta segunda etapa do processo de cadastramento, depois dos pipeiros estarem habilitados com as documentações previstas no edital, eles participaram de um sorteio dividido por lotes dos municípios que serão atendidos. No momento em que são sorteados, eles escolhem os locais disponíveis. Nesta primeira lista estão os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.
Rogério Márcio Nunes é um dos 33 cadastrados este ano para atender as demandas dos municípios que serão atendidos pela operação. Para ele esse processo é uma excelente oportunidade de emprego. “É uma chance para todos nós que estamos parados, sem emprego, por conta da pandemia e, além disso, é importante para as comunidades que necessitam de água potável em seus municípios”, esclarece.
O Diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, explica que o sorteio faz parte da etapa do edital para credenciamento e contratação de pessoas físicas e jurídicas, para transporte e distribuição de água potável para consumo humano, para municípios em situação de emergência e necessitem serem contratados de forma imediata pelo Governo do Estado. “Esse encontro é importante para que todos possam ser contemplados de forma transparente. Esses sorteados devem atender a uma demanda com relação ao esgotamento hídrico, nos municípios que sejam homologados pelo Governo do Estado por conta de uma situação de emergência ou estado de calamidade pública, também reconhecido pelo governo federal”, explica.
Valdson dos Santos Lima esteve em todas as etapas anteriores, foi credenciado e está habilitado para prestar o serviço. “É muito importante esse trabalho, porque sabemos que muitos municípios dependem da água que nós levamos. Ajudar aos sertanejos e levar esse benefício é muito gratificante”, relata.