O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seidh) participou de reunião, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para discutir o monitoramento das barragens de Sergipe. Estavam presentes na reunião representantes das Defesas Civis de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro e da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

O monitoramento dos reservatórios Sindicalista Jaime Umbelino de Souza, Gov. Dionísio Machado, Gov. João Alves Filho, Jabiberi, Jacarecica II, Três Barras e Algodoeiro é feito através do projeto de Monitoramento de Eventos Críticos de Seca no Nordeste e Norte de Minas Gerais junto à Agência Nacional de Águas (ANA). A partir desse monitoramento, pode-se estimar o volume de água de cada reservatório e tomar medidas para que essa água seja aproveitada ao máximo.

A engenheira da Semarh, Ana Paula Barbosa, comentou sobre a importância da reunião. “Com a chegada do verão, o monitoramento do volume de água dos reservatórios passa a ser uma informação muito importante para que os órgãos gestores possam atuar no sentido de minimizar a situação de pouca água nesses reservatórios”, disse.

De acordo com o engenheiro do Depec, Moacir Sena, a Defesa Civil tem um papel importante neste projeto. “A Defesa Civil lida diretamente com esses eventos críticos de seca no estado, então a ciência desse monitoramento se faz muito importante”, falou.