O Zoológico de Aracaju que fica no Parque Governador Rollemberg Leite, conhecido como Parque da Cidade, localizado no bairro Industrial, zona norte da capital sergipana reabre para visitação assistida neste sábado (19). O zoológico com novas instalações, inclui novas diretrizes para funcionamentos e visitas. O horário de funcionamento será das 9h as 16h, de quinta-feira à domingo. 

O espaço de lazer, que agrada crianças, jovens e adultos, é administrado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e da  Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o objetivo das novas diretrizes é a melhoria das condições de vida dos mais de 400 animais silvestres e a educação ambiental dos visitantes.

Outra iniciativa de preservação dos animais silvestres se dá através da construção do Centro para Triagem de Animais Silvestres (Cetas), espaço que contribui, em particular, para o cuidado com cada espécie resgatada pela equipe técnica da Adema, fora de suas condições normais de saúde e dos bichos que moram no Zoológico da cidade. “Foi um ganho a construção do Cetas no local, além revitalização maior que o parque ainda passará, o Cetas dentro do parque garante os cuidados necessários com equipe qualificada a disposição dos animais do zoológico!”, explica o diretor presidente da Adema, Gilvan Dias.

“Hoje é um dia de bastante felicidade, quando estamos aqui, juntamente com a Adema, para anunciar a reabertura do zoológico. Foi feita uma parceria com as empresas Torre e a Energisa, que proporcionou esta revitalização do parque neste primeiro momento. Porém teremos uma demanda maior, que será uma revitalização de todo o parque com mais melhorias, que será fruto de uma compensação ambiental com a empresa Celse, que vai proporcionar a melhoria em pavimentação, sinalização, alambrados, mais melhorias no zoológico e Cetas, trazendo assim uma estrutura bem melhor para os animais e os visitantes”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

Visitações

As visitações o novo formato, serão assistidas e, em virtude da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, durante a reabertura do Zoológico, algumas medidas sanitárias de combate ao vírus serão tomadas.  O uso de máscara é obrigatório, o álcool em gel estará disponível para os visitantes, além da importância de manter o distanciamento social.  

“Os visitantes que aqui chegarem receberão as orientações antes da entrada, todos passarão também por um procedimento institucional, que será um vídeo educativo e informativo sobre o que será encontrado nas visitações, o porque dos animais estarem aqui, dando todas as informações necessárias para que a população esteja a vontade e consciente do seu papel ambiental ao visitar o zoológico, e isso é um ganho tanto para nossa fauna, como para nossa flora”, garante Gilvan Dias.