Durante a 33ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, realizado no município de Brejo Grande, o governador Fábio Mitidieri autorizou a execução de 5.000 m² de pavimentação asfáltica em diversas ruas do município, e 10.000 m² de calçamento em paralelepípedo, dos quais 8.640 m² atenderão o povoado Brejão, comunidade remanescente quilombola, e o restante em ruas da sede municipal.
No povoado, onde residem cerca de 500 famílias remanescentes dos povos quilombolas, serão pavimentadas a Avenida Brasil, dois trechos da Rua Chico Lopes, vias próximas ao cemitério, entre elas a Rua Nossa Senhora do Patrocínio, e ainda algumas ruas do Conjunto Maria Coruja. Já na cidade, o calçamento beneficiará um trecho da Rua do Sol e a Rua Padre Cícero, serviço esse já iniciado.
Moradores satisfeitos
Residente na Rua Nossa Senhora do Patrocínio, no Brejão, Wesley Ramos Paixão, 30 anos, disse estar surpreso e contente com as ordens de serviço. “Vai melhorar muito o dia a dia de quem mora aqui. No período de chuvas é muito difícil para a gente se locomover por causa da lama. No restante do ano é muita poeira, até mesmo com as portas e janelas fechadas. Só em saber que o calçamento diminuirá esses problemas, principalmente para as crianças, eu me alegro demais, porque tenho dois filhos e o bem-estar deles significa muito para mim”, afirmou o pescador de 30 anos.
Morador da Rua Padre Cícero, o também pescador Adisson Rocha dos Santos tem motivos de sobra para comemorar a intervenção. “Hoje, faço 40 anos e o melhor presente que poderia ganhar foi esse calçamento. Vai facilitar demais a vida de quem mora aqui, porque além de ser mais fácil trafegar, não teremos mais a rua empoçada e com lama. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado por essa obra na rua que moro”, ressaltou.
Para o secretário da Sedurbi, Igor Albuquerque, os serviços reforçam o compromisso do executivo estadual com o desenvolvimento do baixo São Francisco. “Brejo Grande é um município com vasto potencial turístico e o Governo do Estado tem investido em obras de infraestrutura que têm contribuído para essa expansão, a exemplo da implantação de rodovia pavimentações asfálticas, entre outros, cujos investimentos se aproximam de R$ 20 milhões. Os serviços autorizados hoje irão melhorar o cotidiano de centenas de moradores, sobretudo do Povoado Brejão, que é um dos principais acessos para destinos turísticos da região”, frisou.










