A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatou três animais silvestres em diferentes pontos da capital esta semana. Além disso, a equipe técnica do órgão ambiental estadual foi acionada para resgatar uma ave que estava ferida.

A equipe da Adema foi acionada para o resgate de uma serpente nos arredores da Orlinha do bairro Industrial, na Zona Norte da capital. Localizada por colaboradores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), durante os serviços habituais de limpeza no local, um filhote de Jibóia (Boa constrictor) foi encontrado. Na captura os técnicos ambientais examinaram o réptil e avaliaram que ele estava saudável e foi encaminhado para soltura no habitat natural.

Além da cobra, no decorrer das primeiras semanas de fevereiro, um Gambá (D. albiventris) surpreendeu trabalhadores de uma empresa de distribuição de gás, no bairro Veneza, zona oeste da capital sergipana. Sem ferimentos, mas debilitado, com desidratação, o mamífero foi destinado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para cuidados prévios antes da soltura.

Uma ave foi encontrada próximo de um mercado de Aracaju. Saudável, a Coruja buraqueira (Athene cunicularia) foi avaliada clinicamente para soltura em reserva ambiental. Outro animal recolhido foi um filhote de Pardal do Mangue (Passer domesticus), enviado para o Cetas após ser encontrado no bairro Aruana, a ave terá um acompanhamento preciso no manuseio nutricional até atingir a maturidade e estar apto à soltura.

Lei

Segundo dados do órgão ambiental, vale lembrar que a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização do órgão ambiental competente. A multa corresponde a R$ 5 mil por espécie apreendida.

Para o resgate de animais silvestres ou obter mais informações, a população sergipana deve entrar em contato com os agentes da Adema por meio do número: (79) 9-9191-5535.

The gallery was not found!