Em parceria com o Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS), do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Nossa Senhora da Glória, no Território do Alto Sertão Sergipano, e o apoio da Polícia Civil, uma equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatou cinco espécimes de animais silvestres, na zona rural do município e em Monte Alegre de Sergipe.
Entre os animais estava um cágado d’água (Trachemys dorbigni), uma cobra cipó (Chironius bicarinatus), uma cobra muçurana (Pseudoboa Cloelia), duas pombas asa branca (patagioenas picazuro) e um macaco guigó da Caatinga (Callicebus barbarabrowna).
Após a avaliação clínica feita por biólogos e veterinários e constatado que as espécimes não apresentavam nenhum tipo de problema, foi realizada a soltura das duas cobras e do cágado d’água em área de reserva. Já as duas pombas asa branca, foram encaminhadas para o Parque dos Falcões, no município de Itabaiana.
Espécie ameaçada de extinção e resgatado no município de Monte Alegre de Sergipe, com o apoio da Polícia Civil, o macaco guigó da Caatinga foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) no Povoado Mosqueiro, em Aracaju, onde será avaliado minuciosamente e só então devolvido ao seu habitat.
A fim de garantir a segurança da população, a Adema trabalha em sistema de plantão no resgate e capturas de animais silvestres, bem como atende às denúncias de criação ilegal, em cativeiro, destes animais, estando disponível através dos telefones: (79) 3198-7191 (geral); plantão de resgate de fauna (79) 98819-7558 e (79) 3198-7150, ou pelos emails: adema.institucional@adema.se.gov.br;gilvandias.santos@adema.se.gov.br;mariaclaudenice.gomes@adema.se.gov.br, das 7h às 13h.