O Governo do Estado acompanha rigorosamente o andamento das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, importante projeto de mobilidade urbana da capital, que ligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio. Seguindo o cronograma de monitoramento voltado especificamente para esta intervenção, nesta quinta-feira, 11, o secretário do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, acompanhado de técnicos da pasta e de representantes da Constran Internacional Construções S/A, empresa responsável pelo execução do empreendimento, percorreu o canteiro de obras pelo lado da Avenida Beira Mar (Inácio Barbosa).
Com ordem de serviço assinada há exatamente um ano, a obra do complexo viário encontra-se em ritmo ‘avançado’, conforme os executores. “Recentemente, iniciamos a fundação da ponte na parte da avenida Tancredo Neves, onde será instalado o segundo mastro, e trabalhamos simultaneamente dos dois lados da obra. Toda a fundação do viaduto está 100% concluída e aproximadamente 90% das vigas e pré-lajes estão finalizadas”, detalha o gerente de Produção da Constran, César Augusto Cardoso Filho.
O gerente acrescentou que, nesta etapa da obra, a empresa segue com as concretagens dos pilares, vigas e travessas, e que as mesmas já podem ser observadas por quem passa pela Avenida Beira Mar. Além disso, segundo César Augusto, há avanços na execução da caixa estaqueada do viaduto, uma estrutura que garante estabilidade. Com relação ao trabalho de supressão de vegetação, a Constran informa que as ações obedecem os limites autorizados, de forma a garantir o andamento seguro e contínuo da edificação do complexo viário.
“Hoje , aqui no complexo, constatamos a conclusão de instalação de quase todas as 48 vigas necessárias para montar o viaduto e o adiantamento dos serviços de perfuração dos blocos da ponte, tanto pelo lado da avenida Beira Mar como pelo lado do bairro Coroa do Meio “, informa o secretário Luiz Roberto.
Luiz considerou positivo o ritmo do trabalho no canteiro de obras e, segundo ele, o prazo de entrega do viaduto de 180 metros de extensão, um dos itens do complexo, deverá mesmo acontecer em maio de 2016. Já a obra em geral, que tem investimentos de R$ 318 milhões e envolve a ponte estaida de 360 metros de extensão sobre o Rio Poxim, 2, 34 km de ciclovias, além do viaduto, está prevista para ser finalizada no início do segundo semestre de 2027.











