Com o objetivo de resgatar a autoestima das famílias beneficiadas, mediante recuperação dos componentes estruturais, das condições sanitárias e estéticas das suas residências, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), segue executando o programa Novo Lar nos municípios sergipanos.
Em Moita Bonita, por exemplo, são 20 residências beneficiadas, sendo oito no Povoado Arisco e doze no Povoado Cova da Onça. “É muito gratificante ver as pessoas felizes com as novas obras, recebendo ambientes de qualidade e segurança. É um acesso confortável, atendendo necessidades da população”, afirmou a engenheira da Sedurbs, Márcia Martins.
Dignidade
Em qualquer residência de pessoas beneficiadas pelo programa o que se vê é a felicidade estampada no rosto delas e uma frase em consonância: a retomada da dignidade.
Um bom exemplo é o de Joseane Santos de Oliveira, de 33 anos, que relatou nunca ter visto um banheiro com chuveiro e vaso sanitário. “A gente toma banho com um balde, vai ser muito melhor agora com um chuveiro. Teremos um vaso sanitário, que antes era substituído por uma improvisação de cimento, feita pelo meu marido. Agradeço a Deus direto”, salientou.
Quem também está prestes a receber o benefício é Cristiane Santos de Oliveira, que mora no povoado desde criança e, no auge dos seus 35 anos, poderá tomar banho de chuveiro pela primeira vez. “Meu banheiro não tinha qualidade. Estou ansiosa para receber o meu banheiro novinho e tomar banho de chuveiro, que eu nunca tomei”, disse.
A psicóloga da Seias, Lenilva Aragão, disse que esse trabalho irá recuperar a autoestima desses beneficiados, que antes era afetada pela precariedade de suas residências. “A saúde mental e a emocional dessas pessoas irão melhorar consideravelmente. O bem-estar das famílias favorece muito à saúde e as condições sociais, ou seja, é o Governo Estadual preocupado com a população em todos os âmbitos”, afirmou.
O programa
Executado pelo Governo de Sergipe, o programa compreende um conjunto de ações voltadas para a requalificação de unidades habitacionais em situações precárias em Sergipe. Entre os objetivos principais do programa, está o resgate da autoestima das famílias beneficiadas, mediante recuperação dos componentes estruturais, das condições sanitárias e estéticas das suas residências.
Para a inclusão das famílias no programa, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social manteve contato com as secretarias municipais de assistência social, ocasionando a seleção, cadastramento e aprovação documental dos beneficiários, dividindo-os em três lotes, abrangendo, nessa primeira etapa, 60 municípios. “Através do Cadastro Único a gente identifica essas famílias, depois visitamos os locais para identificar as suas necessidades estruturais e, assim, dar uma condição sanitária aos familiares”, afirmou o assessor técnico da Seias, Pedro Brasil.
À Sedurbs, compete a deflagração dos processos licitatórios dos Lotes 1, 2 e 3, elaboração de projetos e planilhas orçamentárias, acompanhamento das obras e fiscalização dos serviços, que neste momento beneficia 30 famílias no município de Poço Verde, 20 em Moita Bonita e 8 em Carira.
Em cada unidade habitacional, poderão ser promovidos serviços como revestimento e pintura das áreas externa e interna, implementação e reforma das instalações sanitárias, ou, em alguns casos, outra intervenção estrutural, a fim de garantir a integridade física dos moradores. O valor é de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) por unidade habitacional, beneficiando cerca de 38 mil famílias de 60 municípios, nos oito territórios sergipanos.
Melhorias
Os beneficiados com as reformas proporcionadas relatam uma melhora significativa na qualidade de vida de todos os residentes, como é o caso de Edenilson Silva de Oliveira, de 37 anos. Com dificuldade de locomoção, ele precisava da ajuda de terceiros para entrar em sua casa ou fazer uso do banheiro. “Muito bom receber essa obra, sozinho não conseguiria fazer. É gratificante. Antes não tínhamos um banheiro bom, não havia vaso sanitário, era tudo em blocos e agora está excelente. Facilitou também meu problema de locomoção, tomava banho sentado na cadeira, de cuia, e agora com o chuveiro facilitou muita coisa”, disse.
“Meu banheiro era muito pequeno, está bem melhor agora, iluminado, bonito, maravilhoso. Só tenho a agradecer. Estávamos, realmente, precisando dessa reforma. O meu banheiro era bem velhinho e eu agradeço a Deus direto por botar essas pessoas no meu caminho. A frente da minha casa foi pintada, consertaram a calçada, estou muito feliz”, afirmou Vaneide Silva.
Municípios contemplados
O primeiro lote abrange os territórios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano e serão contemplados 28 municípios, sendo eles: Carira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Moita Bonita, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole, Pinhão, Riachão do Dantas, Areia Branca, Tobias Barreto, Lagarto, Salgado, Boquim, Pedrinhas, Estância, Campo do Brito, Simão Dias, São Domingos, Arauá, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhi, Cristinápolis, Tomar do Geru e Itabaianinha.
Nos Territórios da Grande Aracaju e Leste Sergipano, serão beneficiadas famílias de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, Maruim, Capela, Carmópolis, Siriri, Santa Rosa de Lima, Pirambu, General Maynard e Muribeca, totalizando 16 municípios.
A mesma quantidade de municípios, também serão beneficiados nos Territórios do Alto Sertão, Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipano, dos quais, moradores de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Canhoba, Cedro de São João, Gararu, Japoatã, Malhada dos Bois, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis, Pacatuba, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá terão suas residências atendidas pelo Novo Lar.