O meio ambiente este em pauta nacional hoje na Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambienta (Serhma), no encontro de Salas Verdes 2021, de todo o Brasil. O evento ocorreu hoje de forma virtual e teve Sergipe como anfitrião, com a participação de mais de cem gestores de todo o país para falar de educação ambiental e conscientização ecológica. O encontro foi aberto pelo Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.
O projeto Sala Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desenvolvida desde 2003 como resposta a contínua demanda por informações socioambientais, produzidas pelo MMA. Ele tem como ferramenta a divulgação e a difusão de publicações sobre temas socioambientais, com suas várias potencialidades: ambientais, culturais sociais, informacionais, pesquisa, comunicação e articulação. O encontro de hoje teve como público alvo os técnicos vinculados à questão socioambiental, interessados na área de Educação Ambiental; Organizações não Governamentais, comunidade em geral e profissionais ligados à educação, além da comunidade escolar.
Segundo o superintendente da Serhma, o Sala verde é um espaço definido vinculado a uma instituição pública ou privada que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltado a questão ambiental. “Atualmente temos oito salas verdes em Sergipe, o Sala Verde da Barra; Carmópolis; Rainha dos Tabuleiros; Pantanal; São Cristovão; Universidade Federal de Sergipe; Serrana; Agroecológica. E, em breve, com apoio da Coordenadora de Educação Ambiental e Relações Sociais, Isabelle Blengini, estaremos inaugurando uma sala verde aqui na Sedurbs/Serhma”, ressaltou.
De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental e Relações Sociais da Serhma, Isabelle Blengini, a superintendência terá em breve uma Sala Verde nas suas instalações. Esse projeto faz parte dos que estão inseridos no Plano de Ação de Educação Ambiental do Estado de Sergipe. “Nosso objetivo é a formulação e execução de políticas públicas no âmbito da Educação Ambiental no Estado. O objetivo do Projeto Sala Verde da Serhma/Sedurbs é criar um Centro Coordenador de Referência em Educação Ambiental, não formal para as Salas Verdes no Estado de Sergipe, dedicado a apoiar esses espaços socioambientais e funcionam como potenciais Centros de informação e formação ambiental, estimulando assim, a discussão crítica e a organização social, visando formar cidadãos empoderados, participativos e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável”, esclareceu.




