Aguardada por boa parte da população de Simão Dias, no Território Centro Sul Sergipano, sobretudo pelos moradores dos povoados Campo Limpo, Curral dos Bois, Palmares e Riachão, os serviços de construção da ponte sobre o Rio Jacaré, edificada no povoado do mesmo nome, se aproximam da sua conclusão.

A intervenção recebeu investimentos na ordem de R$ 1.204.960,08, oriundos do Tesouro Estadual e é realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) como órgão executor, e substituirá a antiga construção em madeira de mais de quatro décadas, garantindo segurança e melhorando a trafegabilidade de pedestres e condutores de veículos.

Situada em uma das mais importantes estradas vicinais da cidade serrana e construída sobre o Rio Jacaré, que é um afluente do Rio Piauí – um dos principais do estado -, a ponte em concreto armado possui um vão de 24 metros de extensão por 12 metros de largura e 2,80 metros de altura, além de guarda-rodas e contenção nas cabeceiras e acessos.

Os serviços

Segundo o diretor-presidente do DER, Anderson das Neves Nascimento, o cronograma segue célere. “Após o período de serviços mais lentos em função da pandemia no ano passado, e também pelas chuvas ocorridas acima da média, os trabalhos voltaram ao ritmo inicial, de modo que o percentual já é de 80%. Executamos toda a superestrutura, bem como o vão central e as ferragens do guarda-rodas, sendo que nos próximos dias iniciaremos a concretagem dele, a contenção dos aterros nas cabeceiras e nos acessos, bem como a conclusão das demais concretagens, e, não havendo nenhuma adversidade, em 60 ou 70 dias a obra estará concluída”, revela.

Para o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, a intervenção proporcionará grandes benefícios à população. “Ao construir essa nova ponte, o Governo do Estado não apenas atende a um anseio antigo dos moradores, como também trará alívio às centenas de pedestres, ciclistas e condutores de veículos, entre eles ônibus escolares, carros de transportes para feiras, caminhões e carretas, que trafegam diariamente pela importante estrada, e favorecerá o escoamento da produção de areia, gado, milho e outros tipos de cargas, uma vez que a via é o principal acesso da sede municipal para importantes povoados e regiões circunvizinhas”, ressalta.