O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), aderiu ao Mutirão Nacional de Plantio de Mudas de Árvores, em comemoração ao dia da árvore, que acontece em 14 estados brasileiros. O mutirão para plantio e distribuição de mudas nos municípios sergipanos é realizado entre os dias 16 a 29 de setembro.

O projeto inclui a oferta e a entrega de mudas para os 15 municípios sergipanos que aderiram à ação. A ideia principal é plantio de árvores nas praças, ruas, quintais, propriedades rurais, áreas degradadas, às margens de rios. 

Os municípios que aderiram ao mutirão Nacional de Mudas foram Aquidabã, Aracaju, Arauá, Canindé do São Francisco, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Gararu, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Pirambu, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Rosário do Catete e Telha, que também aderiram ao projeto Arborizar – SE.

“Nós temos a expectativa que seja plantada por volta de cinco mil mudas só em Sergipe, por esse projeto, juntando ao Arborizar-SE, que visa resgatar o bioma das cidades sergipanas e inseri-lo à paisagem urbana das regiões o que contribui para mudar o quadro atual de arborização dos municípios e preservar nosso meio ambiente”, explica o superintendente de recursos hídricos e meio ambiente, Ailton Rocha.

Deso doa muda em todo o estado

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso é uma das parceiras do mutirão e está doando 800 mudas para o município de Laranjeiras que aderiu ao projeto e será plantado em duas Áreas de Preservação Permanente, APPs. Parte das mudas vai para a comunidade Pai Obá e a outra para a Floresta do Ibura, ambas são remanescentes de Mata Atlântica. 

Ainda assim a Deso, em uma das ações em comemoração aos 50 anos da empresa, irá doar a todos os 75 municípios do nosso estado, o total de 50 mil mudas com o objetivo de conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente, de ter uma cidade mais arborizada e limpa para a qualidade de vida de todos.

“Essa é mais uma das ações dos 50 anos da empresa. Esse projeto das 50 mil mudas, prevê que até dezembro desse ano essas mudas sejam distribuídas em todos os municípios sergipanos. A gente trabalha também em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, de forma que eles possam nos ajudar a promover esse projeto de educação ambiental. O propósito da Deso além de fomentar a educação ambiental é prover um replantio dessas áreas remanescente, levando mais qualidade de vida para os sergipanos”, ressalta o coordenador de Educação Ambiental, José Jorge Silva Santos.

Programação do mutirão em alguns municípios

Nesse movimento foram incluídas as Unidades de Conservação estaduais, a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, localizada na capital de Sergipe, Aracaju, foram doadas mais de 120 mudas para comunidade do entorno para realizar o plantio no dia 21 de setembro, às 15h.

No monumento natural Grota do Angico, localizado entre Poço Redondo e Canindé de são Francisco, irá efetuar em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Água e Meio Ambiente para realizar um plantio de mudas nativas da Caatinga e o evento acontecerá no dia 19 de setembro, às 8h.

No Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, localizado em Capela, vai realizar ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Está inclusa na ação a Trilha Ecológica e Plantio de mudas Nativas do bioma Mata Atlântica, o evento acontecerá no dia 21 de setembro, às 9h.

  Fotos