Um espaço moderno no qual os milhares de usuários do transporte público intermunicipal, que circulam diariamente por suas dependências, tenham uma melhor mobilidade e se sintam seguros e confortáveis enquanto aguardam suas viagens ou quando desembarcam vindos do interior sergipano. É dessa forma que ficará o Terminal Rodoviário Luiz Garcia (rodoviária velha) quando sua revitalização estiver concluída.
O projeto, que foi pleiteado junto ao Governo Federal e aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, está sendo executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e recebeu investimentos no valor de R$ 5.383.562,70, provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização – FRD, gerido pelo BNDES e aplicado em municípios de influência da Vale.
Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, o andamento dos serviços correspondem ao cronograma estabelecido. “Já construímos o reservatório de água inferior, fizemos a demolição de estrutura (piso, paredes, revestimentos), executamos a alvenaria dos sanitários, guichês, boxes e quiosques externos”, explica.
O gestor destaca que o andamento dos trabalhos prossegue satisfatoriamente. ” Atualmente, 23 profissionais se revezam no restante dos serviços de demolição, na continuidade das instalações elétricas, hidráulicas e de incêndio, na aplicação do piso de alta resistência dos corredores externos e na escavação para a estrutura metálica de embarque e desembarque. Finalizadas essas atividades, nas próximas semanas iniciaremos os serviços de drenagem, executaremos as estruturas metálicas de embarque e desembarque e ainda a pavimentação externa em concreto e ferragens, o que dará celeridade à obra”, detalha.
Reforma esperada
Se dividindo entre Aracaju e o povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, no Litoral Sul Sergipano, a dona de casa Maria Rita Santos, 67 anos, se mostra ansiosa pela reforma. “Estou feliz e gostando de ver que o terminal está sendo reformado, vai ser muito bom, pois o local estava precisando mesmo”, declara.
Com opinião similar à da Maria Rita, a também dona de casa Wilma Maria Tavares, 26 anos, diz que a reforma é muito importante. “Moro em um povoado de Nossa Senhora do Socorro, sempre estou viajando e pego ônibus aqui. Vai ser muito melhor quando estiver reformado, a gente vai poder esperar os ônibus com conforto”, revela.
Para o secretário Ubirajara Barreto, a reforma promoverá melhorias para aquela área do centro. “O Terminal Luiz Garcia faz parte da história contemporânea da capital, sua revitalização além de modificá-lo, porém preservando sua arquitetura, irá torná-lo o mais moderno do estado e trará comodidade aos usuários do transporte intermunicipal na aquisição de passagens, na espera das viagens e no embarque e desembarque, além disso, a obra por si só embelezará o Centro Histórico de Aracaju”, analisa.