Nas próximas semanas a urbanização da terceira etapa da Orla Sul terá novas frentes de trabalho. Com o início da demolição na manhã da quinta-feira, 19, dos últimos anexos de um restaurante entre os 22 estabelecimentos comerciais existentes no trecho em obras, os serviços da construção da ciclovia e passeio serão facilitados.

Iniciadas em outubro de 2020, a obra teve os trabalhos reduzidos por conta dos anexos dos restaurantes construídos irregularmente em áreas pertencentes à União, e que interferiam na execução do projeto urbanístico, uma vez que a maioria das edificações avançavam o espaço permitido.

O Ministério Público Federal determinou a demolição dos anexos irregulares para que as obras prosseguissem. Os proprietários foram notificados da ordem, mas pediram ao Governo do Estado para que prorrogasse o prazo até o final da estação verão em março último, no que foram atendidos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, com a remoção das estruturas em alvenaria, o cronograma físico da obra avançará. “Há aproximadamente um mês os proprietários começaram a demolir as estruturas, restando apenas este último em que os trabalhos foram iniciados hoje, e, com a sua conclusão, o espaço ficará livre para o início da execução da ciclovia e do passeio, uma vez que a maioria dos anexos foram edificados paralelos às calçadas existentes. Dessa forma, os serviços que em alguns postos estão avançados, ganharão celeridade com novas frentes de trabalho”, explica.            

O Trecho 3-A da Orla Sul

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) como órgão fiscalizador, a terceira etapa do projeto Orla Sul (Trecho 3-A) faz parte da ampliação da infraestrutura turística do Estado e é um dos eixos do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe, se complementa às obras do Trecho 1 e do Trecho 2, cujos serviços estão em andamento.

Com investimentos no valor R$ 13.140.286,40, a obra do Trecho 3-A tem início na Rótula do Loteamento Aruana e termina 200 metros após o conjunto de 22 bares da região da A.A.B.B, totalizando 1.880 metros, onde serão implantadas a mesma extensão em ciclovias e calçadas para ordenamento dos modais, nove bolsões de estacionamento com 262 vagas, feitas readequações geométricas na rodovia para ordenamento e melhoria do tráfego e construção de quatro lombofaixas, implantação de redes de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial, construção de 1.080 metros de mureta banco, diversos equipamentos urbanísticos, além da recuperação ambiental e paisagística por meio da inserção de espécies vegetais nativas.