Nesta quinta-feira, 13, os colaboradores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) adotaram um novo protocolo de segurança sanitária: a medição de temperatura através de termômetro infravermelho digital. A ação atende as determinações do Governo do Estado, por meio do Decreto 40.615, no qual foram estabelecidos o uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70% em todas as repartições públicas.
Na recepção do órgão estadual, servidores e visitantes somente terão acesso após o registro da temperatura. O mecanismo auxilia na identificação prévia de infecção pelo vírus. Entretanto, a utilização do termômetro não deve substituir o uso de outros equipamentos de proteção individual (EPI’s).
Assim que foram estabelecidas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Sedurbs disponibilizou 200 máscaras de proteção para todos os seus funcionários, bem como, 127 unidades de álcool 70%, utilizadas em todas as salas do órgão e que estão sendo repostas mediante o seu término.
O servidor da Sedurbs, Alan Nunes dos Santos, se mostrou entusiasmado com a adoção dessa nova medida de prevenção na rotina de trabalho. “Acredito que a aferição da temperatura vem somar aos cuidados já estabelecidos pela Sedurbs desde o início da pandemia. Dessa forma teremos um controle maior acerca da doença, além do fato de nos sentirmos mais seguros”, frisou.
Como é executada a medição?
Bastante utilizado na maioria dos locais públicos e privados, o termômetro infravermelho mede a temperatura ao ser apontado para a testa com uma certa distância entre os dois indivíduos. Após ligá-lo, a pessoa responsável pelo aparelho mira a parte frontal da testa do outro e o raio infravermelho faz a medição. Caso o termômetro apite, isso significa que a temperatura está acima de 37,8º, o que já é considerado febre. Dessa forma, ela não poderá adentrar à secretaria e é orientada a procurar cuidados médicos.
Última atualização: 13 de agosto de 2020, 17:04 PM