A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão (DMAE), Gerência Socioambiental (GESA), Coordenação de Educação Ambiental (CEAM) e Gerência de Coleta e Tratamento dos Sistemas Regionais (GCTR), promoveu o primeiro curso de capacitação do ‘Programa Deso Sustentabilidade’, que prevê uma formação continuada em Educação Ambiental, para a força de trabalho da empresa.
Com o tema ‘Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade’, a capacitação aconteceu inicialmente no Distrito Sul, em Aracaju, voltada aos empregados e colaboradores das Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) da companhia, com dinâmicas e palestras a respeito da ‘Educação Ambiental e Cidadania’, ‘O Uso Correto dos EPI’s’ e ‘Doenças Virais Transmitidas por Veiculação Hídrica’, além de uma roda de conversa sobre ‘A Importância do Tratamento Adequado de Efluentes Domésticos’.
De acordo com o diretor de Gestão Corporativa da Deso, Ricardo Pereira, as temáticas abordadas na capacitação representam não apenas um benefício para os empregados e colaboradores, mas também para a população sergipana. “Os temas tratados sobre segurança do trabalho, meio ambiente e outros, principalmente para os profissionais que trabalham com tratamento de esgoto, representam um ganho muito grande para a Deso e consequentemente toda a população sergipana. Minha expectativa é que os trabalhadores continuem se capacitando e reciclando os conhecimentos para que as pessoas continuem recebendo serviço de qualidade”, destacou.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva, a ação foi promovida pela GCTR e outros eventos similares aconteceram em quatro municípios. “Esse momento serviu como formação e ao mesmo tempo integração, porque conversamos e aprendemos juntos com as unidades. Devido à pandemia, não podemos estender essa ação por ser presencial, então trabalhamos com um contingente limitado a 10 pessoas. O evento se repetirá em quatro munícipios regionais, com os mesmos temas e propostas, totalizando uma formação de 52 pessoas. Ficamos satisfeitos pelas pessoas terem acreditado e abraçado esse projeto”, declarou.
O coordenador de Tratamento das Regionais, Antônio Dias, ressalta a importância da união entre as unidades da empresa nessa capacitação. “Como o tema é multidisciplinar, requer um envolvimento de todo segmento, independente de classificação em termos de posição na empresa. Então, a união é importantíssima. Acredito que, se essa capacitação não ficar apenas na participação por si e os multiplicadores, as cabeças pensantes voltarem a conversar a respeito, na prática do dia a dia, passará a ser realmente um divisor de águas entre a inércia que existia em partes e a situação doravante, esse e outros momentos que por certo sucederão, até melhorando números dentro da nossa necessidade na empresa”, frisou.
Para a assistente social Letícia Torres, que foi responsável pela dinâmica antes das palestras, a capacitação representa algo novo e importante para a empresa. “Fiz uma dinâmica voltada para discutir a comunicação dos trabalhadores, a importância de cada pessoa dentro de um grupo e como cada uma pode contribuir no processo de levar o saneamento para à população. Fiquei muito feliz em participar desse projeto, porque é algo novo ao meu ver, e, importante para o trabalho na empresa. Nosso objetivo é um só, a empresa é uma só, por isso temos que trabalhar em conjunto”, avaliou.
A estagiária da Gerência Socioambiental (GESA), Rafaella Mendonça, falou sobre ‘Educação Ambiental e Cidadania’ durante o treinamento e explicou a relevância da temática. “Enquanto cidadãos, temos que pensar no que podemos ou não fazer para não agredirmos o meio ambiente. A educação ambiental e cidadania estão ligados por conta disso. Diante das informações, podemos tomar atitudes para preservar o meio ambiente e não impactá-lo de forma negativa. Para nós, da GESA, que levamos educação ambiental para as escolas e empresas, é gratificante vermos essa ação, porque passamos conhecimentos e vemos que as pessoas estão cada vez mais interessadas nas questões ambientais”, relatou.
O auxiliar operacional da Deso, Joanyson Figueiredo, recebeu a capacitação e fala como esse momento foi gratificante para ele. “Foi maravilhoso, pois para mim é um recomeço, visto que estou em uma nova função na empresa, e as palestras serviram para termos mais consciência do futuro e pensarmos na sustentabilidade. Muitas pessoas ainda não têm a sensibilidade de perceber que os prejuízos ao meio ambiente refletem no amanhã. Logo, é gratificante a junção entre as unidades da empresa com o objetivo de estabelecer uma coletividade e fazermos aprender uns com os outros. Cada um tem a sua função e pode acrescentar no trabalho de todos”, conclui.
Última atualização: 5 de outubro de 2020, 12:29 PM