Com projeto contemporâneo de linhas arrojadas e já sendo comparado a espaços similares no país, em razão do conceito moderno e funcionalidade em suas dependências, o novo Centro de Convenções de Sergipe se aproxima da reta final da reforma e chama a atenção pela imponência da sua edificação, cujo percentual executado é de 85%.
Localizado na Avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, a revitalização do maior espaço de eventos fechado da capital é executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas, e recebe investimentos de R$ 22.518.145,98, do Governo Federal, oriundos do Programa Regional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Segundo o Diretor-técnico da Cehop, Howard Alves Lima, os serviços se encaminham para a finalização. “Toda a parte estrutural e a cobertura foram concluídas, e, atualmente 70 profissionais se ocupam em diversas frentes de trabalho em que executam a aplicação do piso de alta resistência, finalizam as esquadrias, instalações elétricas, hidrossanitárias e climatização, bem como na execução de divisórias, aplicação de forro e revestimento acústico, instalação de corrimãos e guarda-corpo e ainda na pintura interna e externa”, detalha.
Howard Alves Lima acrescenta que, finalizados esses serviços, a conclusão da obra estará mais próxima. “Posteriormente aos trabalhos em execução, faremos o polimento do piso, a pavimentação externa, o paisagismo e os serviços complementares, e, não havendo nenhum empecilho burocrático, até o final do mês de abril ou início de maio próximos, o novo centro de convenções ficará pronto”, assegura.
O novo centro de convenções
Atualmente ocupando 10.124,99 m², depois de concluído, o espaço terá 16.374,68 m² de área construída em um terreno de 23.287,04 m². Os três antigos auditórios darão lugar a mais nove, aumentando a capacidade de assentos em 241%, passando de 572 existentes para 2.291 lugares, sendo todos eles com paredes removíveis, o que facilita a funcionalidade de acordo com o evento a ser realizado.
Serão disponibilizadas 196 vagas de estacionamento (interno e externo), sendo 130 cobertas, a acessibilidade será assegurada com a instalação de plataformas (elevador especial), rampas, escada rolante, piso tátil, direcional e de alerta, banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além das vagas específicas em todos os auditórios e nos estacionamentos.
A cobertura espacial tem formato de tela sanduíche, que corresponde a uma camada de alumínio, uma de isolamento acústico em espuma de poliuretano ao meio e a outra de alumínio, o que assegura revestimento acústico em todos os ambientes. Ainda por exigência do Corpo de Bombeiros, foi construída uma parede corta fogo, que isolará o estacionamento da edificação, aumentando assim a segurança dos frequentadores.
Para o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta Filho, a reforma do centro de convenções vai inserir o estado no mapa dos maiores eventos corporativos. “Com um espaço de porte tão grandioso, cuja área de ampliação foi de 35%, 100% climatizado e com isolamento acústico, o Estado de Sergipe se colocará apto a sediar feiras, congressos, espetáculos, entre diversas atividades de vários segmentos, que serão chamariz para o turismo regional e também de eventos, o que será muito relevante para a economia sergipana pós pandemia, frisa.
Última atualização: 18 de janeiro de 2021, 11:46 AM