A Defesa Civil Estadual participou, na última semana, do Workshop Nacional e Mega Simulado com Produtos Perigosos, realizado em Nova Odessa (SP) pela Ambipar Response – referência no gerenciamento de crises e atendimento a emergências onshore e offshore. O evento reuniu órgãos ambientais e instituições de todo o Brasil, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a própria Defesa Civil, com o objetivo de ampliar conhecimentos na área de prevenção, preparação e resposta em emergências que envolvam produtos perigosos ou agressivos ao meio ambiente, oportunizando o compartilhamento de experiências, boas práticas e cases de sucesso.
Quatro painéis foram realizados ao longo da programação, com especialistas e autoridades no campo de regulamentação, gestão e atuação em reposta a emergência. Dentre os assuntos abordados, estão a atualização de regulamento, estatísticas de acidentes e fiscalização no transporte de produtos perigosos; a atuação dos órgãos ambientais na fiscalização dos acidentes ambientais; e a estrutura organizacional de resposta (EOR) Ambipar Response Brasil.
De acordo com a coordenadora de planejamento e gestão de risco da Defesa Civil Estadual, major Emanuela Cruz, um dos pontos altos do evento foi o Mega Exercício Simulado com Produtos Perigosos. “Ele oportunizou a prática dos protocolos existentes para atendimento a emergência, para aperfeiçoar e reduzir o tempo resposta do exercício, possibilitando também a conferência da padronização da comunicação e procedimentos técnicos e operacionais, para melhor gestão no sistema de comando integrado”, detalhou.
Na sua avaliação, o evento foi uma importante oportunidade de alinhamento e troca de experiências. “A ideia é sempre somar esforços, dividir experiências e multiplicar conhecimentos para que possamos, cada vez mais, aprimorar nossas ações no que se refere não só à gestão de riscos, mas também aos atendimentos de emergência, sempre buscando o melhor para a segurança da sociedade sergipana”, concluiu a major Emanuela Cruz.