Na manhã desta sexta-feira, 29, aconteceu a cerimônia de encerramento do 1° Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes (CESCI), promovido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), realizado sob Coordenação do Capitão Alysson Carvalho, Diretor-adjunto do Depec. O 1° CESCI, fez parte da programação da Semana Nacional de Redução de Desastres e contou com uma turma de 19 (dezenove) alunos inscritos entre agentes do Depec, coordenadores e servidores de defesas civis municipais.

Com o objetivo principal especializar os agentes do departamento, os coordenadores municipais e instituições envolvidas com a resposta aos desastres, para prepara-los de acordo com a doutrina de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta de gerenciamento de desastres, bem como, treina-los para a atuação no Simulado de Gestão de Desastres, ocorrido na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, no último dia 27 o curso foi realizado no auditório da Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA, o curso teve duração de duas semanas, entre os dias 18 a 29 de outubro e carga horária de 100 horas aulas.

A cerimônia contou com a presença dos instrutores responsáveis pelos conteúdos planejados para a realização do curso, alunos e o Diretor do Depec Tenente-coronel Luciano Queiroz, ao qual todos puderam debater sobre a importância da capacitação, bem como, reconhecer o desempenho e preparação de cada um para esta considerável formação.

Ações relevantes

Para o aluno e Gerente de Integração e gestão de recursos do Depec, Edivaldo Celestino, a capacitação foi de grande relevância, pois promove a integração e articulação dos órgãos. “Esse curso de especialização em SCI trouxe para os integrantes da Defesa Civil uma ampliação de visão e de atuação, e é muito importante que os órgãos e forças tenham seu escopo. No curso pudemos estudar conteúdos de planejamento, logística, cadeia de comando, comando único e unificado, o que agora faz nos sentirmos preparados para poder operar em eventuais situações que requeiram a nossa atuação”, relata.

“O SCI é uma grande ferramenta para o gerenciamento de desastres, então, foi muito importante a especialização de agentes do Depec juntamente com os servidores das coordenarias municipais presentes, onde fizemos parte de um público alvo iniciante nesta primeira turma de formação. É imprescindível que essa ferramenta tão importante na gestão do desastre seja massificada e implantada em outros órgãos que também lidam com casos onde precisam gerir incidentes e situações de desastres dentro do nosso estado, logo, aproveito para parabenizar a todos que contribuíram de forma direta e indireta para este evento”, ressaltou o Gerente de Engenharia e gestão de recuperação do Depec.

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Canindé de São Francisco e também aluno do curso, Adilson Damasceno, enfatiza a importância da capacitação para os coordenadores e as demais pessoas que compõem os quadros e diz: “Todos devem saber como proceder diante de uma situação de desastre ou um cenário onde ocorra qualquer incidência que afete a normalidade de um local. O curso nos mostrou como devemos nos comportar e agir em momentos que precisamos ter uma percepção geral a fim de tomarmos medidas iniciais amenizando aquela ocorrência, ou seja, aprendemos como agir de forma técnica objetivando sempre a segurança das equipes e demais pessoas presentes no local do incidente.”

Ainda na ocasião, os alunos puderam receber seus Certificados de conclusão de curso, e também foram agraciados recebendo Brevês pela participação e desempenho, entregues pelos Diretor e Diretor-adjunto do Depec, TC Luciano Queiroz e  CAP Alysson Carvalho.