Uma intervenção que já se mostra imponente e potencializará o turismo de  negócios, tornando o Estado de Sergipe mais competitivo na captação de grandes eventos corporativos nos mais diversos seguimentos e que será um das mais modernas do Nordeste encontra-se em fase de finalização.

Tendo investimentos de R$ 25.832.887,76, provenientes  do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur),  e executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a reforma e ampliação transformou o centro de convenções em um lugar completamente diferente, mais bonito, com novos ambientes e conceito contemporâneo aplicado aos espaços similares Brasil à fora.

Situado ao lado do Teatro Tobias Barreto, na Avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, o local possuía 10.124,99 m² de área construída. Com a reforma e ampliação, o espaço tem agora 16.374,68 m² e capacidade de receber 6.500 pessoas entre os auditórios e o pavilhão de exposições, ocupando uma área total de 23.287,04 m².

O centro de convenções

O novo centro de convenções desperta a atenção de quem trafega pela avenida e imediações, por conta da cobertura espacial com formato de tela sanduíche (uma camada de isolamento acústico em espuma de poliuretano entre duas de alumínio, que juntas somam aproximadamente 10 toneladas), imprimindo um conceito futurista à edificação, possibilitando revestimento acústico em todos os ambientes, sobretudo nos auditórios.

Foi construído um pórtico na entrada, os pilares e sapatas tiveram reforços estruturais para suportar a cobertura e a ampliação do pavimento superior, e, entre os novos ambientes, foram construídos cantina, bar e depósitos. No entanto, o ponto máximo da obra é o aumento na quantidade de  auditórios, que de três, passou para 12, todos eles com paredes removíveis, facilitando a realização de eventos em seu interior, de acordo com a quantidade de público. 

O local terá sistema completo de climatização, tratamento acústico, sonorização, e recebeu modernas instalações elétricas e hidráulicas. A fim de garantir a segurança e integridade dos frequentadores, foi construída uma parede corta fogo separando o estacionamento da edificação, e ainda instalado o sistema de combate a incêndio e de proteção de descargas atmosféricas (SPDA).

Os cidadãos com mobilidade reduzida terão seus direitos assegurados com a instalação de plataformas de acessibilidade (elevador especial), rampas, escada rolante, piso tátil, direcional e de alerta, placas de sinalização, mapa de localização em Braille, banheiros exclusivos, além das vagas específicas em todos os auditórios e nos estacionamentos, cujas vagas agora totalizam 196, sendo 130 cobertas. 

De acordo com o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta Filho, os serviços se encaminham para a fase final. “Atualmente os profissionais estão na fase de acabamento de alguns serviços, a exemplo de pintura interna e externa, finalização de instalações elétricas e de ar condicionado, aplicação de esquadrias, polimento do piso em alguns ambientes,  entre outros serviços menores. Iniciamos o projeto paisagístico e nas próximas semanas executaremos a pavimentação asfáltica na rua lateral ao lado entre o local e o Senai e na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior (aos fundos do espaço),de modo que a obra está 92% executada e nos próximos 40 dias será concluída”, explica.

Com o novo centro de convenções, o Estado de Sergipe terá uma maior competitividade no turismo de negócios, sobretudo no Nordeste. Tendo a capacidade de agregar 6.500 pessoas, o espaço trará maior visibilidade aos realizadores  de congressos, feiras, eventos e shows de grande porte. Com o upgrade nessas áreas, a economia local será fortalecida, gerando uma maior movimentação nas cadeias econômica e produtiva.