As obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica que vão ligar a Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa), no Agreste de Sergipe, à BR-235 começaram nessa segunda-feira, 6. Quase um quilômetro de pista que precisou da autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para ser construído.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) começaram o serviço de limpeza nos 900 metros de via e logo passarão para a terraplanagem. Segundo o engenheiro fiscal da obra, Marcos Pinheiro, os serviços devem ser feitos num prazo de seis meses e recebeu um aditivo para esta fase. “Nesses 900 metros de pista serão feitos serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e paisagismo. Feito isso a Ceasa estará pronta para ser entregue a população", explica.

Ceasa

A Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa), Agreste de Sergipe, vai trazer uma nova forma de dinamizar a economia da região. Com a entrega da obra feirantes e clientes vão poder desfrutar de um espaço amplo e moderno para organizar os produtos e abastecer as feiras dos povoados e municípios próximos. A obra tem investimento de pouco mais de R$ 30 milhões.

São três blocos e todo o serviço foi pensado para atender a pessoas com mobilidade reduzida e conta com, além dos banheiros específicos, áreas de circulação com rampas e pisos táteis. O bloco A será composto pelo setor administrativo, 12 boxes e dois espaços destinados a unidades bancárias, totalizando 1.470,30 m2. Com 3.637,58 m2 de área construída.

O segundo bloco (B) vai ser destinado ao setor de varejo (produtos agrícolas), com 36 boxes para o mercado do produtor e 55 varejistas, todos eles com 12,00 m2 de área. Além dos boxes, serão construídos 54 balcões para varejistas, que somam 548,90 m2, além de quatro banheiros masculinos e quatro femininos, sendo que metade serão específicos para pessoas com mobilidade reduzida.

Destinado ao setor de atacado, o bloco C, que está em fase de finalização, será o maior de todos. Com área equivalente a 4.501,10 m2, ele comportará 61 boxes para frutas, legumes e hortaliças, 24 boxes para grãos, raízes e tubérculos, 25 boxes para açougue (carne bovina, suína, frango e pescado). Todos eles com área de 24,00 m2, além de seis banheiros masculinos e femininos, sendo dois exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida. A Praça de Alimentação tem uma área de 867,18 m2, com espaço para sete restaurantes e/ou lanchonetes, área de circulação, quatro banheiros masculino e feminino, sendo dois específicos às pessoas com dificuldades de locomoção. A construção tem ainda guaritas, casas de lixo e gás, reservatório e castelo d’água.

Fotos