Quitação de dívidas e renegociações, apresentando a carteira de identidade e CPF. Essas são algumas características do Mutirão Limpa Nome Contas em Dia, que conta com a presença da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), está acontecendo desde o dia 18 e segue até o dia 22 de novembro, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até às 14h, no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Tiradentes (Unit) do Campus Centro. Realizado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc, em parceria com Universidade Tiradentes (UNIT), o evento também tem a presença de empresas como a Energisa, Banese Card, Cencosud e CDL Aracaju.
De acordo com a coordenadora da Loja da Deso, no Shopping Prêmio e do Mutirão Limpa Nome, Kelly Cristina, a empresa visa o resgate de clientes a partir de um acordo diferente. “A Deso tem como objetivo resgatar os clientes que possuem débitos e a empresa oferece uma negociação diferenciada, ou seja, para um débito de 2015 até hoje oferecemos uma RDE, nº 15/2015, que contempla faturas desde 2015. Retiramos juros e atualização monetária, além de ampliarmos a quantidade de parcelas. Trabalhamos também com atendimento social, nós enquadramos as pessoas a partir do perfil socioeconômico e ainda oferecemos uma entrada um pouco menor que a padrão", declarou.
O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ e professor da Unit, Charles Albert, conta que a expectativa semanal do evento é de 2.500 a 3000 atendimentos, almejando a realização de 80% de acordos. Ele explica como funciona o processo de atendimento. “O Núcleo de Práticas Jurídicas tem a colaboração do Tribunal de Justiça no sentido de fazer mediações e todos esses termos são devidamente homologados pelo juiz. São feitas atividades pré-processuais, que não esperam o interessado demandar ação para que tenha o direito satisfeito. No evento, tentamos pacificar o conflito de forma extrajudicial", esclareceu, acrescentando que a ação beneficia a Universidade, empresas participantes e clientes.
Para a dona do lar, Isllayne de Jesus, a expectativa é quitar as dívidas com a Deso a partir da renegociação. “Como estou em débito e a conta está muito alta, não posso pagar o valor inteiro, vindo até o Mutirão, consigo fazer o acordo e acertar tudo para ficar em dia?, afirma. Já para o designer gráfico, José Pedro Filho, a importância do evento se deve a redução ofertada pela empresa. “É importante retirar a dificuldade que as pessoas de baixa renda, sem um emprego fixo, têm, para que venham pagar suas dívidas com a parcela em um valor cabível e não fiquem sem água", disse.
Fotos