Profissionais do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec) realizaram uma visita técnica na comunidade Barragem, no município de Japaratuba, a fim de vistoriar a reconstrução de uma área da região que se encontrava em situação de risco em virtude das fortes chuvas que assolaram o estado durante o mês de julho de 2019, e, culminaram na abertura de um a cratera de 2.346 m², danificando, total ou parcialmente, 26 residências e parte da tubulação da rede de drenagem.
À época do acontecimento, a Defesa Civil Estadual entrou com uma ação de resposta ao desastre, prestando socorro e assistência a todos os envolvidos, restabelecendo os serviços essenciais e retirando da localidade dez famílias que tiveram suas casas destruídas, alem de intervir junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a liberação de recursos para a recuperação do local de maneira ágil.
Segundo o secretário executivo do Depec, Capitão Alysson Carvalho, o Governo Federal, via MDR liberou recursos para ações de resposta ao desastre. “Por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), foram repassados R$506.655,59, diretamente para a Prefeitura Municipal de Japaratuba, recursos solicitados pela Defesa Civil Municipal com o apoio do Depec, que realizou todo o trâmite junto ao MDR, utilizados em situações de emergência ou calamidade pública”, explicou.
De acordo com o engenheiro civil e gerente de engenharia do Depec, Sargento Moacir Sena, a verba aprovada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil possibilitou o restabelecimento da normalidade e segurança do local. “As ações vistoriadas pela equipe do Depec, compreenderam a limpeza do local, construção de uma rede drenagem das águas pluviais adequadas à grande volume, visto que a anterior era subdimensionada, construção de muro de contenção, necessário para estabilizar a área e conter o aterro, além de aterro da área devastada pela chuva, estando todas elas concluídas”, detalhou.
Defesa Civil Estadual realiza vistoria em área prejudicada pelas chuvas em Japaratuba
Cratera de 2.346 m² danificou 26 casas e sistema de rede de drenagem
5 de agosto de 2020 | 13:28