O projeto de mapeamento de áreas de risco na região dos Cânions de Xingó, localizado na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas foi entregue ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). O resultado do estudo apontou as áreas específicas de riscos e apresentou sugestões para solucionar possíveis problemas. O mapeamento é uma espécie de medida preventiva após o desastre ocorrido no último mês de janeiro, no município de Capitólio em Minas Gerais.

O relatório foi apresentado em uma reunião entre os representantes da Defesa Civil de Sergipe e Alagoas, com representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), das Prefeituras Municipais de Canindé de São Francisco, em Sergipe, Piranhas, Olho D’água dos Casado e Delmiro Gouveia, em Alagoas e Paulo Afonso, na Bahia, com os operadores de turismo da região, Marinha do Brasil e ICMBIO e a Associação dos Operadores Turísticos do Lago de Xingó (ATOLX), para apresentação do resultado dos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

De acordo com o diretor da Defesa Civil do Estado, Tenente-coronel, Luciano Queiroz, o relatório foi bastante minucioso. “Das 19 áreas vistoriadas, 13 apresentam risco de desplacamento de rocha e rolamento de pedras. Entretanto, já existe uma orientação aos responsáveis pelas embarcações turísticas que frequentam o local para não se aproximar dos paredões, o que dirime em 95% o risco para os frequentadores da região. Além disso, já foram colocadas boias no local para delimitar as áreas que não podem ser visitadas e a Marinha do Brasil vai determinar os locais de paradas das embarcações turísticas para eliminar totalmente qualquer risco para os frequentadores”, explica.

O diretor do Depec salientou que uma parceria público-privada contratará geólogos para que os cânions sejam monitorados regularmente e que a análise do estudo traz orientações para as providenciadas que já estão sendo tomadas para garantir a segurança nas áreas com embasamentos para aumentar ainda mais a segurança na região.