Uma sede novinha para atender ao público que necessita dos serviços prestados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – já foi entregue. As obras de reforma  transformaram o antigo ITPS e agora os ele conta com um ambiente confortável e dotado de instalações modernas em conformidade com os padrões de acessibilidade.

Tendo como objetivo principal, proporcionar comodidade e agilidade no atendimento à população, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), com parceria do Inmetro e execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), reformou o prédio e a ampliação do Serviço de Atendimento ao Cliente do ITPS, localizado na Rua Vila Cristina, em frente ao Parque Aquático do Complexo Batistão já é uma realidade.

Com investimentos de R$ 284.389,01, oriundos do Governo Federal, por meio do Inmetro, a obra consiste na revitalização da fachada, modernização das dependências (incluindo as salas da Gerência de Metrologia), ampliação do estacionamento externo e criação de novas vagas no estacionamento interno com cobertura em polietileno, além de construção de casa de lixo, totalizando 365 m² de área da reforma e 210 m² de área de ampliação.

Os serviços

Segundo o diretor-presidente da Cehop, Caetano Quaranta Filho, os trabalhos foram executados com celeridade. “Foram executadas a modernização da fachada, a aplicação de pastilhas, revisamos a cobertura do telhado, substituímos o forro de gesso por PVC e todas as louças e metais sanitários, aplicamos piso porcelanato em todas as salas e executamos a rede lógica”, explica.

O direito à acessibilidade segue a norma padrão estabelecida oficialmente.  “Aplicamos piso trotoir hidráulico na calçada e rampa, construímos rampas para pessoas com dificuldade de locomoção na área externa e em todos os acessos das dependências. Fizemos a adaptação de dois sanitários convencionais para usuários com mobilidade reduzida e aplicamos porcelanato antiderrapante no acesso às salas”, detalha o diretor-presidente.  

Caetano Quaranta destaca outras ações da reforma. “Concluímos a rede de drenagem pluvial, a revisão das instalações hidrossanitárias e construção da casa de lixo. Atualmente, os profissionais se revezam na execução da cobertura do estacionamento, substituição de toda a rede elétrica e instalação de luminárias e aplicação de pastilhas da fachada”, ressalta.

Melhoria na qualidade dos serviços

Para o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a obra tem o objetivo principal de garantir conforto para clientes externos e colaboradores. “Ao ofertar um ambiente moderno e que atende aos padrões de acessibilidade, governo do Estado e Inmetro proporcionam melhorias na qualidade do atendimento do ITPS e asseguram o bem-estar dos colaboradores e, principalmente, do público externo, que é a razão de ser da instituição”, frisa.

Kaká Andrade diz ainda que a obra contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços. “O ITPS é o órgão delegado do Inmetro aqui em Sergipe, e, nada mais adequado do que assegurar a agilidade nas ações prestadas. Com a execução da obra, o usuário encontra instalações confortáveis e funcionais, além de ter sua demanda atendida no mais curto espaço de tempo. Outro detalhe importante é a ampliação do estacionamento no pátio interno para os nossos colaboradores, o que automaticamente aumentará as vagas na área externa e no entorno, já que o ITPS fica ao lado de diversas repartições públicas, sendo uma área muito procurada para estacionamento”, conclui.

  Fotos