Com o intuito de tratar da execução do Programa Água Doce (PAD), por meio dos convênios entre o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e os estados, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), participou, em Maceió-Alagoas, da II Reunião de Acompanhamento do Programa Água Doce (PAD) coordenado pelo Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
“Nesse encontro estamos fazendo a prestação de contas da execução do convênio do PAD em Sergipe e também lançando a proposta para, assim que encerrado esse contrato em 2020, tenhamos ampliação do programa para 2020-2029. Hoje distribuímos mais de 17 mil litros de água potável em nove municípios, atendendo 33 comunidades que recebem água para consumo oriunda de poços artesianos que hoje atendem não só as comunidades, como também postos de saúde e escolas do seu entorno”, explica Marcos Cézar, coordenador Estadual do Programa Água Doce- PAD-SE.
Em Sergipe o programa que é coordenado pela SEDURBS, através da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, já implantou 29 sistemas de dessalinização, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. “No próximo plano que passa a vigorar a partir de 2020, pretende-se implantar mais 55 sistemas”, comemorou Ailton Rocha, Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Foram 9 municípios sergipanos, e 33 comunidades beneficiadas pelo PAD. Os municípios são Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Gloria, Tobias Barreto, Porto da Folha, Simão Dias e Poço Verde.
O PAD
O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis. O programa, busca atender, prioritariamente, as populações de baixa renda residentes em localidades rurais do semiárido.
Fotos